Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

sábado, 11 de julho de 2009

ESTUDOS BÍBLICOS


Cristologia ( A Doutrina de Cristo)
Texto: Jo. 1:14


O Cristo Pré-Encarnado

A Doutrina da pessoa de Cristo é crucial para a fé cristã. É básica para a Soteriologia (Doutrina da Salvação), pois se nosso Senhor não era o quem afirmava ser, então seu sacrificio foi deficiente, não sendo suficiente para pagar pelos pecados da humanidade.
I – A Preexistencia do Cristo Pré-Encarnado

Quando falamos da preexistencia de Cristo, queremos dizer que ele existia antes mesmo de nascer. Ou seja, Cristo existia antes da criação e antes do tempo. Ele é atemporal. Quer dizer, antes do tempo. Como ele mesmo diz: “ Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou” ( Jo. 8:58).

A Evidencia da Preexistência

a) Sua origem celestial – há muitos versiculos que afrmam a origem ceslestial de Cristo, vejamos alguns deles: Jo. 3,13 e 31.
b) Sua obra na Criação – A Bíblia nos diz que Cristo, estava presente e envolvido na obra da criação ( Jo.1:1-3; Cl. 1:16; Hb. 1:2).
c) Seu Relacionamento com Deus – Ele afirmava ser da mesma natureza de Deus (Jo. 10:30). Afirmava também que possuía glória igual a do Pai antes que o mundo existisse (Jo. 17: 5). O apóstolo Paulo, afirmou também que Cristo tinha a mesma natureza que Deus (Fl.2:6). Estes textos provam a eternidade de Cristo.
d) Seus Atributos – Cristo alegava possuir divindade absoluta, e outros testificavam isso. Em Cl. 2:9. Paulo diz que em Cristo habita corporalmente a plenitude da divindade. Plenitude quer dizer totalidade, cheio, sem nada a faltar.
e) Seu relacionamento com João Batista – Embora João houvesse nascido antes de Jesus Cristo, ele reconhecia que Jesus existia antes dele(Jo.1:15,30), o sentido literal de “ antes de mim”, faz referencia à preexistencia como base da superioridade de Cristo sobre João Batista.
II – A Eternidade de Cristo Pré-Encarnado

a) O Significado de Eternidade – Eternidade não quer dizer que Cristo existia antes do seu nascimento ou até mesmo antes da criação, mas que ele sempre existiu eternamente. As testemunhas de Jeová defendem uma cristologia ariana, que nega a eternidade do Logos.
b) A Importância da Eternidade – Se a eternidade é negada, então: 1) Não existe Trindade; 2) Cristo não posui a divindade absoluta. 3) Ele mentiu. João diz que Cristo, o Logos Eterno, estava no princípio com Deus, e que todas as coisas que existem, só passaram a existir por meio dele (Jo. 1:3)
Rev. Pastor José Roberto- IPCDU