Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

segunda-feira, 27 de julho de 2009

MENSAGEM PASTORAL - O coração de um Servo


“Começou a molhar-lhe os pés com suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos...” Lucas 7. 38: João 13: 1-15.

Era comum para os donos da casa lavar os pés de seus convidados. Naquela terra árida e quente da Palestina, a lavagem dos pés tornara-se uma prática comum. Caminhando pelas estradas de terra, com sandálias nos pés, as pessoas precisavam ter os pés lavados.
Em um banquete como o que aconteceu na casa de Simão, era comum que um servo lavasse os pés dos convidados e os enxugasse com uma toalha. Jesus, no entanto, teve seus pés lavados apenas pelas lágrimas da mulher pecadora.
Enquanto os demais convidados se sentiram ultrajados pela atitude da mulher “pecadora”, Jesus lhes mostrou que ela tinha feito mais por ele que o próprio anfitrião. Ela, sim, havia honrado e tratado a Jesus como um convidado.
Em outra oportunidade, na vespera da sua morte, Jesus mesmo fez o papel de servo e lavou os pés dos seus discipulos. Os discipulos de imediato protestaram. Pedro, não queria que Jesus lavasse seus pés. Só permitiu quando ouviu de Jesus que se ele não deixasse o Senhor lavar os seus pés ele (Pedro), não teria parte com Jesus.
Pedro diante desta palavra do Senhor pediu que Ele não só lavasse os pés, mas as mãos e a cabeça (Jo.13: 8-9). Como é que Jesus Cristo, o Mestre por excelencia, lavava os pés de seus discipulos? Ele mesmo explicou: “ Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como eu fiz”.
Jesus fez papel de servo para mostrar aos seus seguidores que eles deveriam ter o coração humilde de um servo. Se algum dia chegarmos a pensar que a misericordia de Deus é apenas para os “bons” estaremos redondamente enganados.
Ou então pelo contrario, se acharmos que não seremos alcançados por Deus por causa de nossa pecaminosidade devemos lembrar da mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus.
Ela foi condenada por todos daquela casa, mas absolvida por Jesus Cristo, o autor da Vida.
Jesus quando esteve aqui na terra cumpriu sua grande missão.
O apostolo Paulo, diz que mesmo sendo Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo... a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz (Fl. 2: 6-8).
Em outra ocasião Jesus disse que veio para servir e não para ser servido. Ele nos deixou o grande exemplo, o da humildade.
Para sermos discipulos de Jesus precisamos ter um coração de servo. Do contrário seremos dominados pela soberba (Pv.16:18). Que possamos ter um coração de um servo para a glória de Deus.
Em Cristo Jesus, Rev. José Roberto. Mensagem do dia 26/07/09.