Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

segunda-feira, 13 de julho de 2009

MENSAGEM PASTORAL - A Segurança do Crente

“O próprio Espirito testifica como o nosso espirito que somos filhos de Deus” (Rm. 8: 16)
A pergunta que muitos fazem é: Pode um verdadeiro crente no Senhor, perder sua salvação devido a pecados, perda da fé ou qualquer outro motivo? A resposta é não.
No Evangelho de João, encontramos: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim de modo nenhum o lancarei fora” (Jo.6:37).
O teólogo reformado Anthony Hoekema em seu Livro Salvos Pela Graça afirma: “A graça salvadora de Deus é, assim, eficaz e impossivel de ser perdida” (Salvos Pela Graça, pag.10).
A prova desta segurança: a Doutrina Salvadora do Crente (Soteriologia) baseia-se num conceito correto do que Deus faz quando salva uma pessoa (Vocação Eficaz).
É Deus que chama eficazmente os pecadores ao arrependimento. E neste seu chamado, não há dúvidas, erros ou equivocos.
Vejamos alguns pontos:
1- Cristo nos amou até o fim (Jo.13:1). E prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos.(Mt. 28:20).
2-Ele se propõe a nos preservar salvos, a despeito de qualquer coisa (Jo. 10: 27-30).
3- Seu Espirito (Espirito Santo) nos sela até o “Dia da Redenção” (Ef.4:30).
4- Sua Palavra nos garante que nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Rm. 8: 35, 38-39).
Para que um crente genuíno no Senhor perdesse sua salvação, todas estas ações de Deus teriam de ser anuladas, e, em nenhum lugar da Bíblia ela sugere que isto seja possivel.
Mas, se estamos seguros em Cristo, porque então o apóstolo Paulo falou que precisariamos desenvolver a nossa salvação? (Fp. 2:12).
É porque, uma vez salvos, se faz necessário uma vida de santificação. É neste contexto que Paulo, chama a atenção dos crentes da cidade de Filipos a desenvolver a salvação deles.
Diz Anthony Hoekema e seu Livro supracitado que: “Embora Deus precise regenerar seres humanos e dar-lhe nova vida espiritual, os crentes tem a responsabilidade no processo de sua salvação: no exercicio de sua fé,na santificação e em sua perseverança”.
Teria aqui o sentido de “saúde espiritual da igreja”. Desenvolver a salvação significa: crescer espiritualmente, crescer em santificação. É bom lembrar que Deus nos salvou em Cristo, para que Nele fossemos feitos sua herança (Ef. 1:11).
A salvação em Cristo precisa ser vista como uma responsabilidade e não só como um privilégio (Gl.5: 1;13). Somos salvos para servir. E se servimos, é porque somos gratos por esta salvação.
Em Cristo Jesus, Rev. José Roberto. Mensagem do dia 12/07/2009