Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

segunda-feira, 20 de julho de 2009

MENSAGEM PASTORAL - A Natureza Essencial Da Regeneração

“Ele vos deu a vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” (Ef. 2:1).

A generação é algo especial e profundamente misteriosa – primeiro, porque é, por definição, uma obra sobrenatural de Deus, segundo, porque jamais podemos observar (de ver) ou experimentar (através de pesquisas em laboratório) a regeneração; no entanto ver-se ou observar-se seus efeitos na vida de uma pessoa regenerada.
Entendendo a regeneração no seu sentido estrito, como a implantação da nova vida, jamais será possivel estar certo de quando ela ocorre; podemos deduzir de certas evidencias com maior ou menos acuridade (maior com respeito a nós mesmos, menor com rerspeito aos outros) que ela ocorreu.
Façamos três comentários sobre a natureza da regeneração: traduzido por “ nos deu vida”, synezoopoisen, está no tempo aoristo, significando ação instantânea ou momentânea.
Facamos três comentários sobre a natureza da regeneração:
1- Regeneração é uma transformação instantânea. Não é um processo gradual como a santificação progressiva.
Como pode ser isso? Veja em Ef.2:5, onde a regeneração é descrita como “Vivificar os mortos em pecado”, o verbo traduzido por “nos deu vida”, synezoopoisen, está no tempo aoristo, significando ação instantânea ou momentânea.
2-Regeneração é uma transformação sobrenatural. Os arminianos argumentaram no Sinodo de Dort que regeneraçao era uma mudança levada a efeito por persuasão moral.
O Sínodo rejeitou como sendo pelagiana e não bíblica a posição dos que ensinam que: “Esta graça pela qual somos convertidos a Deus é apenas um apelo gentil”.
Os teológos de Dort, responderam aos arminianos e demonstraram o que julgam ser a visão escrituristica da regeneração: “Esta conversão é aquela regeneração, renovação, nova criação, ressurrreição dos mortos e vivificação, tão exaltada nas Escrituras, a qual Deus opera em nós sem qualquer contribuição de nossa parte”.
3- Regeneração é uma mudança radical. O termo “radical” vem da palavra latina para “raiz” (radix), significando que a regeneração é uma mudança na raiz de nossa natureza (Ef. 2:1-5; Cl. 2:13; Rm.8:7,8).
É no momento da regeneração que o pecador morto é feito espiritualmente vivo, que a resistência a Deus é mudada para não-resistência, e que a inimizade contra Deus é transformada em amor.
Regeneração significa que a pesoa que estava fora de Cristo, está agora em Cristo. É uma transformação radical, e não superficial.
Pesquisa Realizada no Livro: Salvos Pela Graça – Anthony Hoekema). Rev. Pastor José Roberto. Mensagem do dia 19/07/2009.