Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

sábado, 29 de agosto de 2009

A Igreja como "O Corpo de Cristo"

"Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo" (1Co.12:27).
      Várias figuras são usadas na Biblia para descrever a Igreja - a noiva, o rebanho, o templo, o edifício, etc. Cada uma destas figuras traz em sí uma beleza particular e todas estão relacionadas a Cristo.
      Se a Igreja é a noiva, Cristo é o Esposo; se a Igreja é o rebanho, Cristo é o pastor, se a Igreja é o templo, Cristo é o Sumo sacerdote; se a Igreja é o edifício, Cristo é a "pedra angular", a pedra principal.
      Entretanto, nas cartas de Paulo, uma figura se destaca e é constantemente usada. A Igreja é comparada a um corpo que possui muitos membros (ICo. 1: 12-27). A relação entre Cristo, o cabeça, com a Igreja aponta para três idéias principais ou essenciais: autoridade, unidade e dependência.       Autoridade: Ao falarmos de "cabeça" lembramos de "guia, governo e direção". Isso significa que Cristo como cabeça é a autoridade suprema da Igreja. Não apenas da Igreja, mas também de todas as coisas.
      Unidade: Como no corpo humano a cabeça está ligada ao corpo e vice-versa, assim também, a Igreja está ligada a Cristo e Cristo à Igreja, formando um corpo funcional.
      Dependência: O corpo depende da cabeça para se guiar. Portanto, a Igreja depende de Cristo. Jesus Cristo certa vez, disse: "sem mim nada podeis fazer" (Jo. 15:5). E, de fato, sem Cristo a Igreja não pode fazer nada e perde completamente a sua razão de ser.
      Quando olhamos para o corpo de Cristo, a Igreja, precisamos considerar a relação que há entre ambos: cabeça e corpo. A Igreja, como esse corpo, depende totalmente da cabeça para viver e se guiar. não podemos deixar de lembrar, que este corpo como composto de muitos membros.
      Onde cada membro desenvolve uma função, que, conforme nos dizem as Escrituras Sagradas, são ordenados por Deus, que dispôs estes membros, colocando cada um deles no corpo como lhe aprouve (1Co.12:18)
      E estes membros, estão interligados uns aos outros. Assim sendo, com respeito à Igreja, todos nós temos nossa função dentro do corpo de Cristo, mas o corpo é um só (1Co.12:20).
      Até que ponto nós temos colaborado com o crescimento do corpo de Cristo? como parte do corpo, temos de fato feito a nossa parte?
      Nós, como membros deste corpo, estamos em constante atividade, ou estamos atrofiando-o por falta da mesma? A Igreja como corpo de Cristo, e nós, como membros deste corpo, precisamos crescer unidos para a glória de Deus.
      Pois do contrário, seremos um corpo sem vida, atrofiado e deformado. Que possamos ser um corpo unido de coração e alma. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele: e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam (1Co.12:26).
Em Cristo Jesus, Rev. José Roberto. Mensagem do dia 23/08/09