Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ESTUDOS BÍBLICOS


O Espirito Santo na Vida Cristã
Atos 2:37-47

         O cristão não consegue sobreviver sem uma ação constante e poderosa do Espirito Santo em sua vida. Por isso ao confortar os discípulos acerca de sua partida, Jesus prometeu-lhes que enviaria o Consolador, que os assistiria em todos os momentos. Jo 14:16-17.
        A promessa de Jesus se concretizou e a Igreja nasceu no dia de Pentecoste. Os crentes tinham consciência da importância da ação do Espirito Santo para que houvesse dinamismo e poder na vida cristã, At 1:8. Neste estudo, vamos abordar essa dinâmica da operação do Espirito Santo e seus resultados.


1 – O ESPÍRITO SANTO E A SALVAÇÃO


        Ele exerce um papel fundamental na salvação do homem, levando o incrédulo a reconhecer seus pecados e a voltar-se para Deus. Veja como isso ocorre:
        1) Arrependimento, At 2:38 – O arrependimento é um sinal de que a pessoa está passando pelo processo de conversão, resultado do trabalho do Espirito Santo no coração humano. Isso é fundamental porque, morto em seus delitos e pecados, Ef 2:1-3, o homem não tem condições próprias de voltar-se para Deus. Sua natureza, corrompida pelo pecado, impede-o de aproximar-se do Senhor.
        O arrependimento é caracterizado por mudança de pensamento e de atitudes, Rm 12:1-2 . O homem abandona o pecado, o antigo “eu” e sua rebeldia contra Deus. Há, portanto, uma mudança de opinião, uma revisão de conceitos, uma tomada de nova posição na vida espiritual que surge da convicção de pecado e do arrependimento.
        2) Novo nascimento, Jo 3:3-5 – O arrependimento e o novo nascimento estão intimamente ligados, ambos ocorrendo mediante a disposição do homem de aceitar a ação divina. Jesus ensinou que a missão do Espirito Santo é convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo, Jo 16:8-11. Esse processo resulta na conversão.
        Em Tito 3:5 Paulo afirma: “ Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espirito Santo”. Após esse processo, a pessoa de Cristo passa a ocupar o lugar central na vida do convertido. Os bens materiais, os ideais humanos, etc ficam para atrás, colocados em segundo plano.
        3) Testificação da salvação – Depois do processo da conversão, o Espirito Santo passa a habitar o convertido, dando-lhe testificação de sua salvação.
        a) Salvação pela fé, Ef 2:8: A Bíblia ensina que somos salvos pela fé, e não pelas obras, v. 9. Quem poderia nos dar certeza ao ponto de podermos crer e afirmar que somos salvos? O Espirito Santo é quem testifica em nossos corações que somos filhos de Deus, Rm 8:16.
        b) Salvação e convicção, Gl 4:6: Uma das armas usadas por satanás, para impedir que a pessoa tenha convicção de sua salvação depois que ela aceita Jesus é semear a dúvida no coração. Contudo, o Espirito Santo dá certeza e confiança de que fomos redimidos.
        c) Salvação e filiação. A salvação recebida em Cristo Jesus nos assegura o direito de filiação a Deus, Jo 1:12. Adquirimos o direito de filhos por adoção, Rm 8:15.


II – O ESPIRITO SANTO E A VIDA CRISTÃ


        Além de atuar na conversão do homem. o Espirito Santo age como dinamizador da vida cristã. A condição exigida daqueles que desejam ter uma vida cristã autentica e levar almas a Cristo é que sejam cheios do Espirito Santo, At 4:31; Ef 5:18. Vejamos como isto ocorre:
        1) O Espirito Santo capacita a pregar um Evangelho que transforma. Enquanto o pregador fala, O Espirito Santo age no coração do ouvinte, produzindo fé. Não se pode desvincular o Espirito Santo da pregação. Uma pregação sem a unção do Espirito é vazia e sem sentido.
        a) Ao ouvirem o discurso de Paulo, as pessoas“compungiram-se em seu coração”, At 2:37. As palavras do apóstolo eram poderosíssimas. Seu sermão tocou os ouvintes e não houve meras reações emocionais, mas sim mudanças reais e permanentes. Cerca de três mil pessoas se converteram, fruto da ação do Espirito Santo.
        b) Transformações duradouras na personalidade humana só são produzidas pelo Espirito Santo. Aqueles que são mudados parcialmente, e por um breve período, não foram trabalhados pelo Espirito de Deus.
        2) O Espirito Santo proporciona o desenvolvimento integral da vida cristã.
        a) O cristão torna-se participante de Cristo, Hb 3:14 – Essa relação entre o crente e o Senhor Jesus é cultivada pelo Espirito Santo. Cristo é a videira e nós estamos ligados a Ele pelo Espirito, Jo 15:5. Esse tipo de comunhão é visto entre os cristãos da Igreja Primitiva, At 2:42.
        b) Oração, fonte de desenvolvimento espiritual. Ela é uma das mais poderosas armas que temos a nosso dispor, como cristãos. Muitos ensinam que nem precisamos pedir qualquer coisa a Deus, pelo fato de Ele ter conhecimento de nossas necessidades.
        Mas Jesus ensinou os discípulos a orar, Mt 6:6-9. Pela oração e pela súplica, nossas petições devem ser conhecidas diante de Deus, Fp 4:6. O Espirito nos presta auxilio na prática da oração, levando-nos a orar segundo a vontade de Deus, Rm 8:26,27 e 1Jo 5:14.
        A igreja nos dias dos apóstolos vivia em constante oração, At 2:42. Por isso era fortalecida e dinâmica, seu testemunho causava impacto na sociedade e gerava milhares de conversões.
        c) Direção pela Palavra -“... Ele vos guiará em toda a verdade”, Jo 16:13. Jesus refere-se ao Espirito como“Espirito de Verdade”. Uma de suas tarefas é guiar o crente em toda a verdade. O Espirito Santo possibilita ao crente compreender as Escrituras, recebendo delas direção para sua vida. Ele age como iluminador da Palavra que Ele inspirou, 2Tm 3:16.

Rev. José Roberto da Silva Neto