Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

1 Samuel 16.1-13

16.1 Disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque, dentre os seus filhos, me provi de um rei. 16.2 Disse Samuel: Como irei eu? Pois Saul o saberá e me matará. Então, disse o SENHOR: Toma contigo um novilho e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR. 16.3 Convidarás Jessé para o sacrifício; eu te mostrarei o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te designar. 16.4 Fez, pois, Samuel o que dissera o SENHOR e veio a Belém. Saíram-lhe ao encontro os anciãos da cidade, tremendo, e perguntaram: É de paz a tua vinda? 16.5 Respondeu ele: É de paz; vim sacrificar ao SENHOR. Santificai-vos e vinde comigo ao sacrifício. Santificou ele a Jessé e os seus filhos e os convidou para o sacrifício. 16.6 Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. 16.7 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. 16.8 Então, chamou Jessé a Abinadabe e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este escolheu o SENHOR. 16.9 Então, Jessé fez passar a Samá, porém Samuel disse: Tampouco a este escolheu o SENHOR. 16.10 Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não escolheu estes. 16.11 Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha. 16.12 Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. 16.13 Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.


Observamos nos textos Bíblicos acima a narrativa referente ao diálogo de Deus com Samuel onde Deus envia-o a Jessé para que seja ungido um rei dos seus filhos.
Samuel por sua vez indaga a Deus como irá até lá temeroso com o rei Saul, que se souber pode mandar matá-lo. Então Deus disse a Samuel que tomasse um novilho e fosse lá sacrificá-lo ao Senhor.
Samuel obedecendo ao Senhor assim o fez, e partiu porque o Senhor lhe garantiu que lhe mostraria como fazer para ungir esse escolhido e nada lhe aconteceria.
Chegando Samuel lá, saíram os anciãos a lhe indagar: É de paz a tua vinda? Samuel respondeu: É.
Vim sacrificar um novilho ao Senhor! Aí todos saíram a assistir e vieram os filhos de Jessé de onde sairia um escolhido. Passou o primeiro; homem de boa estatura, tipo ideal para assumir a postura de rei, Samuel pensou é este. Mas o Senhor disse na mente de Samuel não é, não olheis a aparência e nem a estatura, porque o rejeitei; “porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor vê o coração.
” E assim passaram os sete filhos de Jessé e não foi nenhum deles apesar de suas formosuras o escolhido do Senhor. Samuel perguntou: ainda tens algum filho? Jessé disse tenho, o mais moço, está apascentando as ovelhas. Enquanto todos estavam livres, ele estava no trabalho, todo sujo, cansado, exausto. Mandou chamá-lo, quando ele (Davi) chega, o Senhor diz a Samuel é este. Unge-o! Samuel ungiu a Davi que passaria a ser o rei escolhido por Deus para reinar sobre Israel. Era Davi ruivo, de belos olhos e de boa aparência também. Samuel pensou logo na aparência, o tipo físico, a estatura, pensou no exterior. Mas Deus não vê como o homem vê, como nós vemos, como você vê. Deus vê diferente, de uma maneira profundamente incalculável, Ele vê as intenções, Ele vê e sonda os corações. “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração (Hb 4.12). E aí, é profundo ou não? Deus não vê como nós vemos, foi assim com a mulher da casa do fariseu Simão, (Lc 7.44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos). Foi assim com Zaqueu, (Lc 19.5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa). Foi assim com a Samaritana chamada Sicar, (Jo 4.9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? Foi assim com Simão Pedro quando foi chamado a Jope na casa de Cornélio, porque era proibido um judeu ajuntar-se ou aproximar-se de alguem de outra raça,(At 10.34 Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas;). E muitos outros exemplos de como Deus vê diferente de nós. Enquanto o homem cria dificuldades, problemas, paga o mal por mal, quando não paga deseja o mal, Deus age quebrando paradigmas visivelmente aos olhos humanos enchendo-nos de exemplos. É necessário que a PALAVRA de Deus seja consumida por todo aquele que deseja se aproximar do Senhor porque ela é ÚTIL PERFEITA E AGRADÁVEL .