Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

MENSAGEM PASTORAL- Os Dois Construtores – Mt. 7:24-27

        A Palavra do Senhor, não condena quem planeja ou faz plano, mas adverte: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (Pv. 146:1).
        Para que os nossos planos e projetos dêem certos, precisamos antes de fazê-los, procurar saber qual é a vontade de Deus. Desta última, dependerá o sucesso dos nossos planos ou projetos.
        O texto supracitado, narra a história de dois homens que planejaram construir uma casa. Um, logo procurou fazer o seu planejamento buscando a orientação do Senhor; construiu sua casa sobre a rocha (Cristo).
        E por isso, foi chamado de homem prudente. Já o outro, não quis saber desta orientação, já que tinha como intuito só construir sua casa, não importava onde. Logo, construiu sua casa sobre areia. Por não buscar a orientação do Senhor, é chamado de homem insensato, sendo assim grande a sua ruína.
Lições Tiradas do Texto.
1- É que aquele que pratica a Palavra de Deus será chamado de homem prudente, vers.24.

O homem prudente, constrói sua casa na pessoa de Jesus Cristo.
O tolo, constrói sua casa e sua vida em coisas passageiras; e é por isso, que quando vem os “vendavais” a casa e a vida se desmoronam, porque estão alicerçadas na areia e não em Cristo.
        Quando o homem, busca a orientação de Deus, seus planos e projetos têm tudo para darem certos, porque foram feitos em Deus. Mas quando este homem diz: “da minha vida cuido eu”, tudo vai por água abaixo. Quando nos tornamos praticantes da Palavra e não só ouvinte, estamos edificando nossa casa sobre a rocha. Daí poderá vir as chuvas, transbordar os rios, soprar os ventos, a casa não irá desabar. Porque está construída sobre a rocha que é Nosso Senhor Jesus Cristo.

2 - A casa do Homem Prudente Permanece, vers. 25

        O texto nos mostra que "transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa,que não caiu".
Poderíamos nos perguntar: porque, esta casa não caiu?
Resposta: Porque estava alicerçada em uma forte e segura rocha, Jesus Cristo, a rocha Eterna. O segredo para vencermos as dificuldades e vicissitudes que nos vêem, é estarmos ligados a Cristo.
        Esta "casa" que o texto fala, é comparada a nossa vida, que precisa estar alicerçada em Deus e não em bens materiais ou coisas de somenos importância. Porque, quando a situação aperta, é para Deus que corremos e não para nossos bens materiais. Quando olhamos para a grande obra da redenção e salvação, que Cristo realizou por amor de nós, vemos que os bens materiais nada significam.

3- Quem não é praticante da Palavra de Deus, cairá em grande ruína, vers.26-27.

        É por isso que há tantas pessoas indo as igrejas, e não conseguem entender porque seus planos e projetos não estão dando certos. É porque a sua “casa”, que é a sua vida, ainda não está alicerçada em Cristo. A palavra chave neste texto é a palavra “Praticante”. O que edificou a sua casa sobre a areia, é comparado ao homem que não era praticante da Palavra de Deus. Queria só construir sua casa, não importava como nem aonde iria construí-la.
        Observe, que aquele que edificou a sua casa sobre a rocha teve mais trabalho, já que teve de fazer um profundo alicerce. O outro fez sua casa sem alicerce algum, não quis ter trabalho nenhum. Porque, edificar a casa sobre a rocha, é ter trabalho.
        E as pessoas, não estão prontas para renunciarem por amor a Cristo. Por isso, o mais fácil, é edificar a casa sobre a areia. Mas, quando vem as “tempestades e tormentas”, só ficará de pé a casa daquele que edificou sobre a rocha.
Conclusão: Onde você tem edificado sua casa e sua vida, na rocha (Cristo) ou na areia (bens materiais)?. Lembre-se: seus projetos e planos só terão sucesso se a sua vida ( a casa), estiver em Cristo. Pois, sem Ele, você nada poderá fazer (Jo. 15:5).

Rev. Pastor José Roberto