Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

MENSAGEM PASTORAL - Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (6:1-8)

Os Selos simbolizam
Tempos de tribulação e perseguição, e os quatro primeiros selos fazem surgir os simbolismos dos cavalos e seus cavaleiros – Zc. 1:8-11; 6:1-8.
Cavalo

Simbolo de terror, força, guerras e conquistas – Ap.9:7;14:20;19:11;Is.30:16;31:1.

O Cavalo Branco e o seu Cavaleiro – v.2

Simbolo de Cristo: Simbolo de um Cristo vitorioso – 1:13-20:4:7;5:5.

O Cavalo é Branco

Santo Celestial; Recebe uma Coroa – Ap. 14:14; O Cavaleiro do Apocalipse 19:11 é Cristo; O Tema do Apocalipse é a vitória de Cristo e de sua igreja.

O Cavalo Vermelho – v.3-4

Perseguições religiosas contra os filhos de Deus, matança e sacrifício e não guerra entre nações ou militarismo: Isto está em sintonia com o primeiro selo, pois por onde Cristo passa a perseguição vem – 10:9.
Está em sintonia com Mt.10:34, onde se fala como Maxaira = espada curta, punhal, arma usada para os sacrifícios – Gn. 22:10; A expressão “matassem” nos escritos de João não é termo de guerra – 1Jo. 3:12; Ap.5:6;5:9; 12:6:9; 13:8; 18:24; Por causa do quinto selo – 6:9.
O Livro todo é escrito por causa dos crentes perseguidos por causa da Palavra. A história da igreja é a maior evidência das atrocidades que fizeram com os cristãos.

O Cavalo Preto – vv. 5-6
Simboliza escassez econômica: 1 denário = salário de um dia de trabalho; 1 medida de trigo = comida suficiente para uma pessoa por um dia;
3 Medidas de Cevada
Comida para uma família por um dia. Este selo não fala sobre a pobreza econômica em que vive o nosso planeta terra, nem dos miseráveis que são frutos dessa miséria, mas fala a respeito dos cristãos que vivem toda a espécie de miséria e de escassez por causa do evangelho.
Quando o livro foi escrito os cristãos por amor ao evangelho viviam uma vida miserável por terem os seus bens confiscados e os seus empregos perdidos (Era Dos Mártires de Justos L. Gonzales).

O Cavalo Amarelo – vv. 7-8
Simboliza a morte em geral, atinge aos crentes e aos descrentes. O Hades sempre acompanha a morte, onde a morte derruba, o Hades reúne. Porém a morte tem poder limitado e serve aos propósitos de Deus.
A lista de aflições sobre a terra é: espada, fome, pestilência e bestas – feras – Ez. 14:21. matar com a espada = aqui é simbolo de guerra, pois a espada aqui não é Maxaira = espada curta, punhal, mas romfaia = espada grande – 1Sm. 17;51.
Aqui se fala sobre guerras, guerras entre as nações, guerras militares, Ap. 2:16; 19:21.
Fome: As conseqüências das guerras. Mortandade = Pestilência = É o saldo das guerras e da miséria que ela deixa, epidemias.
As Bestas – Feras = Animais ferozes que devoram o que vê pela frente. Devoram a tudo o que encontra, seja nas arenas romanas como fora delas.

Rev. Pastor José Roberto