Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

sábado, 27 de março de 2010

O Nascimento do Messias e o Seu Reinado - Miquéias 5.2,4

5.2 E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. 5.4 Ele se manterá firme e apascentará o povo na força do SENHOR, na majestade do nome do SENHOR, seu Deus; e eles habitarão seguros, porque, agora, será ele engrandecido até aos confins da terra.


Obeservamos aqui textos do livro do profeta Miquéias onde ele profetizou sobre o Filho de Deus que viria ao mundo. Também devemos observar que os profetas eram ou de Israel ou de Judá. Porque depois do Rei Salomão, o reino judaico foi dividido em dois reinos: Judá e Israel. Os profetas eram, então, ou de Judá (o reino do sul) ou de Israel (o reino do norte). Outros eram profetas depois que os reinos cairam nos cativeiros, e outros depois dos cativeiros na restauração de Jerusalém e do templo. Observe os profetas segundo os dois reinos.

Profetas de Israel: Jonas, Amós, e Oséias.
Profetas de Judá: Obadias, Joel, Isaías, Miquéias, Naum, Habaquque, Sofonias e Jeremias.
Profetas durante o Exílio: Ezequiel e Daniel.
Profetas depois do Exílio: Ageu, Zacarias E Malaquias.

O Profeta.
O que é o profeta ou a profecia? Note algumas coisas que a Bíblia diz sobre este assunto.

1. O profeta foi chamado "Vidente" antigamente. I samuel 9:9. Vidente significa "aquele que vê". Vê o que? A profecia do Senhor.
2. O profeta foi um homem que falou inspirado por Deus. Falar no nome ou no lugar de Deus. No sentido de Êxodo 7:1.
3. O profeta fez mais do que só predizer ou profetizar o futuro. Ele foi o porta-voz do Senhor para entregar a Palavra de Deus ao povo. Observe Oséias 1:1-2, 4:1.
4. Foram inspirados direta ou indiretamente por Deus para falar a Palavra dEle. II Pedro 1:21 descreve isto. .
5. Os profetas não foram perfeitos em tudo da sua vida nem palavra, só na palavra inspirada e recebida de Deus.
6. Profetas e sacerdotes. Os sacerdotes ensinaram a lei já revelada por Deus. Os profetas receberam mensagens extra-ordinárias do Senhor.
Em se tratando do profeta Miquéias ele foi Profeta de Judá. 750-710 a. C.

O Tema do Livro.
Miquéias fala do juízo iminente e presente de Israel. O juízo foi provocado pela infidelidade de Israel a Deus. Que Deus ia levar Israel cativo para a Assíria logo depois. Isso aconteceu em poucos anos depois. Também fala do cativeiro de Judá mais tarde por causa da sua infidelidade. Mas também fala da bênção futura de Israel.

Deus não vai deixar Israel assim para sempre. Nos últimos dias vai abençoar Israel como nunca antes. Jesus Cristo vai estar no meio dela para reinar como o Rei dos reis. A bênção de Israel futura deve-se à fidelidade de Deus para com ela, não à fidelidade de Israel. A graça de Deus é grande.
O profeta jamais por sí só teria essa capacidade de dizer que daquela cidadezinha iria nascer o Filho de Deus.
Quem se atreveria a dizer isso? Eles esperavam um Messias, Como um rei majestoso dotado de grande poder, que causasse admiração, e de maneira nenhuma de um lugar humilde, nem uma pessoa humilde.
Até os tais falsos advinhadores não seriam capazes de afirmar que o Filho de Deus viria de um lugar pequeno e simples, porque o falso advinhador não tem poder para profetizar as coisas de Deus e sim do demônio, é por isso que as previsões são falhas. Observe todos: Toda profecia que não se cumpre na íntegra é porque não foi permitida por Deus.
Mas a vontade de Deus prevalece sobre aquele a quem Ele quer. E dedicou a Miquéias para escrever o que se tornaria uma realidade até hoje e para sempre.
A profecia já se cumpriu, mas continua a ser lembrada enquanto houver vida na terra para todos saberem que homem nenhum tem o poder de prever as coisas a menos que Deus ordene.
Nunca afirme que a Bíblia não merece crédito porque foi escrita por homens!
Deus tem um propósito na sua vida e na vida de cada um, e um dia todos verão e saberão todas as coisas que não podem ser reveladas. Esse dia será no mundo espiritual ao lado de Jesus no Paraíso onde os escolhidos vão poder ver-lhe face a face.
Faça com que você seja um desses, ESCOLHIDOS!
Amem!
Imagens: Internet