Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

domingo, 11 de abril de 2010

MENSAGEM PASTORAL - O Budismo e Suas Crenças. Breve Histórico

Por volta do 5º século antes de Cristo viveu um jovem nobre na Índia, por nome Gautama. Um dia, ele abandonou a riqueza do seu lar, sua esposa e filho, e saiu vagueando como um mendigo, à procura de iluminação espiritual.
Após um período de meditação, recebeu a iluminação que tanto esperava. Recebeu o título de “Buda” - que significa: “O Iluminado”. Passou o resto de sua vida transmitindo seus ensinamentos aos seus seguidores.
Contra a sua vontade, Gautama (o Buda) foi considerado uma divindade pelos seus seguidores. Apesar de ter nascido na Índia, e apesar de intensa tradição religiosa da cultura indiana, seu ensino atraiu mais seguidores na China, no Japão, na Coréia, na Tailândia, no Vietnã e regiões vizinhas.
O budismo tem estado presente também no Ocidente, de modo que, séculos passados desde seu inicio, hoje há milhões de seguidores dos seus ensinamentos.
Assim como outras grandes religiões, o budismo é, bastante dividido. Há por exemplo, o budismo zen, japonês, que é mais filosófico que o budismo tibetano, cujo principal e mais conhecido representante é o Dalai Lama.
O budismo não prega a crença em um ser supremo, uma entidade espiritual superior. Conseqüentemente, não tem uma prática de oração. Devido a isso, curiosamente o budismo tem sido chamado algumas vezes de “religião de ateísmo prático”. Assim, o budismo é mais uma filosofia, do que propriamente uma religião.

As Quatro Verdades Nobres do Budismo

1.O sofrimento é Universal. Ninguém escapa dele. Todos estão sujeitos ao sofrimento.
2.O sofrimento é causado pelo desejo.
3.Eliminar o sofrimento é eliminar o desejo;
4.Um caminho deve ser seguido para se alcançar à eliminação do desejo.

Este caminho, Conforme o Ensino Budista, Têm Oito Pessoas:

1- Crença correta; 2 -Sentimentos corretos; 3 – fala correta; 4 – Conduta correta; 5 – Maneira de viver correta; 6- esforço correto; 7 – Memoria correta; 8 – Meditação correta. Quem se propõe a andar nestes caminhos tem de obedecer a dez mandamentos, (que na verdade, são dez proibições).

Assim é proibido: 1- Matar; 2- Roubar; 3 – Adulterar; 4 - Mentir; 5 – Ingerir bebida alcoólica; 6 – Comer durante o período de jejum; 7 – Dançar, cantar ou qualquer forma de diversão; 8 – Usar perfume, e ornamentos; 9 – Dormir em camas que não estejam armadas no chão; 10 – Aceitar ouro ou prata como esmola.
OBS; É interessante observar que, destas dez proibições, as quatro primeiras, aparecem no Decálogo, isto é, nos Dez Mandamentos da tradição judaico-cristã

Rev. Pastor José Roberto
Imagens: Internet