Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

sexta-feira, 23 de julho de 2010

MENSAGEM PASTORAL - Depressão: Apesar de Tudo Vale a Pena Viver!

(1Rs. 19:1-18)
O texto supracitado narra um curioso incidente na vida do profeta Elias, um dos gigantes da fé do Antigo Testamento.
O profeta acabara de ter aquela vitória tremenda sobre os sacerdotes e profetas de baal, deus pagão adorado pelos cananeus, vizinhos dos israelitas, e até mesmo por pessoas do povo de israel.
A rainha Jezabel, mulher do rei de israel, chamado Acabe, emeaçou a vida profeta.
Ao tomar conhecimento destra ameaça, Elias se amedronta e foge.
Ele passa por uma típica experiênci depressiva, pois simplesmente desiste de continuar vivendo: "... Ali orou, pedidndo a morte. Agora chega, disse ao Senhor. Tire a minha vida..." (1Rs. 19: 4 - A Bíblia Viva. Este relato nos ensina que, mesmo os crentes mais fieis, podem ser atacados pela depressão. Isto acontece com Jó (Jó.3), com Moisés (Nm 11: 10-15). Com Jonas (Jn 4: 1-3), e ainda com outros personagens da história bíblica.
É bem verdade que todos estes podem ter sido apenas momentos de desânimo, e não uma crise depressiva propriamente.
Mesmo que tenha sido assim, a bíblia não esconde que é possível que os servos de Deus sintam-se derrotados uma vez ou outra na vida não é difícil encontrar quem pense que os crentes não podem ter depressão, e que seu estado permanente deve ser de alegria, euforia e entusiasmo.
á alguns cânticos muito populares entre os evangélicos brasileiros que expressam este pensamento. Por exemplo, quando se canta "... eu canto noite e dia, dia e noite sem parar, com muita alegria que nunca vai faltar..." está se transmitindo uma mensagem que diz que o crente não pode ficar deprimido.
É lógico que a alegria az parte da vida com o Senhor (sl. 16:11), e é parte do fruto do Espirito Santo (Gl. 5:22). Mas a bíblia não diz que os crentes nunca podem cair em depressão.
A depressão é um estado doentio que deve ser tratado. Mas pode atacar a qualquer pessoa cristã. Não se deve ensinar o contrário, para que a pessoa não tenha, além da depressão um sentimento de culpa que o fará sofrer ainda mais do que já está sofrendo.
Quando se estuda a história da igreja cristã, vê-se que há muitos elatos de santos de Deus que sofreram com desânimo, duvidas e depressão Quem não compreende que é os cristãos mais fiéis pdem ficar deprimidos, pde pensar que é mais espiritual que os ue estão em crise depressiva.
É um grande erro pensar assim. O escrito cristão O. S. Lewis. Disse que metade das virtudes que o crente atribui a sí mesmo é, na verdade, questão de temperamento e constituição emocional,e não sinal de alta espiritualidade.
É preciso lembrar dsso para tratar com carinho e amor os irmãos e irmãs que sofrem com a depressão, dizendo para eles que apesar da depressão lutas e provações, vale a pena viver.

(Extraído e Adaptado) pelo Rev. Pastor José Roberto
Imagem: Joseval Oliveira