Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mensagem Pastoral - PERDÃO: UM DESAFIO AO RELACIONAMENTO FAMILIAR!

O perdão cura, abençoa, restaura e renova, aquele que perdoa e recebe perdão. Sendo assim, era de se esperar que o assunto perdão nos relacionamentos em geral, mas especificamente em contexto de familia fosse mais vivido e executado no dia-a-dia dos crentes.
Entretanto, não é bem isso que hoje se vê: geralmente, há resistência quanto a dar e pedir perdão. Isto porque o perdão é um desafio. Perdão como alguns teólogos dizem: "é a encarnação da graça de Deus".
A cada vez que nos encontramos em uma situação que exige uma atitude de perdão, somos desafiados: perdoaremos, ou não? Pediremos perdão ou não? Este tem sido o nosso dilema nos dias de hoje.
A tendência natural das pessoas é, devido ao orgulho, soberba e prepotência não conceder nem pedir perdão. Mesmo os cristãos, servos de Deus, enfrentam certas dificuldades em relação à tão importante questão, o perdão.
Neste caso, aplica-se o que disse o Apóstolo Paulo aos crentes de Gálatas: "porque a carne milita contra o Espirito, e o Espirito contra a carne, porque são opostos entre sí..."(Gl.5:17).
Na parábola do Filho Pródigo, contada pelo Senhor Jesus Cristo, não se sabe o que aconteceu com o filho mais velho, que tão indignado ficou com o perdão dado pelo pai ao irmão mais novo que nem entrou em casa (Lc 15:28). Ele perdoou seu irmão? Reconciliou-se com ele? Ou permaneceu irredutível em sua recusa de perdoar?
O evangelista Lucas, não nos conta o fim da parábola de propósito. Pois cada ouvinte e cada leitor do Evangelho a terminará com sua própria vida, perdoando ou recusando-se a perdoar.
Pois ao perdoar somos abençoados por Deus. Que derrama da sua graça sobre nós sem medida. É o que quer dizer: "a encarnação da graça".
O perdão é sempre um desafio seríssimo, que deve ser enfrentado com oração e humildade cristã. E é na vida em familia que este desafio se faz mais necessário. Mesmo estando em familia, o perdão ainda é um grande desafio.
É bom lembrar e recordar que este desafio é constante para o cristão, isto é, não há limite para o perdão que deve ser dado, de coração e não apenas por obrigação.
Jesus disse que devemos perdoar não apenas até sete vezes, mas até setenta vezes sete aquele que nos ofendeu (Mt. 18: 21,22).
Isto não é para todos. Mas para aqueles que verdadeiramente são salvos em Cristo Jesus e tornam-se novas criaturas nEle (2 Co. 5: 17).

Extraído e Adaptado da Revista Didaquê:"E a familia vai bem?") pelo Pastor José Roberto
Ilustração: Joseval Oliveira