Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

sábado, 5 de março de 2011

ADULTÉRIO – Um desastre para a Família


(2 Samuel 11)

Vivemos um contexto de evidente risco na área de adultério. Pesquisas realizadas no Brasil indicam que 50% e 60% das mulheres têm praticado ou praticam o adultério e um artigo publicado pela revista Vip Exame chega a ponto de defender que “casar é humano, e trair mais ainda”.

A história de Davi e Bate Seba tornou-se o mais famoso caso de adultério da história da humanidade. O texto destaca o mecanismo de uma queda moral e os seus efeitos lamentáveis, além de conduzir-nos em seu contexto histórico para os passos necessários para uma restauração.

O Pr. Haroldo Reimer, em um interessante artigo, pondera que o crente não “cai” nesse pecado, mas entra nele aos pouquinhos porque não observa a sinalização que o alerta para o perigo. No episódio, alguns sinais de perigo foram desrespeitados com lamentável facilidade e lamentáveis consequências:

1- Davi apresenta-se solitário- Ele não apenas estava em casa quando poderia estar no trabalho, mas também parece faltar um relacionamento conjugal saudável (2 Samuel 11.1-2).
Cada um de nós deve observar os “locais e circunstâncias de risco” e evitá-los.

2- Davi saiu para um passeio, que não incluía a meditação da Palavra de Deus. Basta uma rápida olhada no Salmo 119, além de inúmeros textos bíblicos, e veremos a importância de se meditar na Bíblia para não pecar contra o Senhor (Sl.119:11; Pv 7: 6-23).

3- Davi seguiu os impulsos da carne sem análise ou domínio próprio - O que aconteceu entre Davi e Bate Seba até parece natural: a combinação de disponibilidade de um homem saudável que vê uma mulher desejável. Porém Jesus Cristo, no sermão do monte disse que “qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela” (Mt 5.28).

Efeitos de desastre moral na Família

O preço de uma queda moral é muito alto. A Bíblia nos ensina claramente que “o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23), e isso foi o que aconteceu na experiência de Davi e Bate Seba.

O tratamento de um desastre moral na Família

O temor do Senhor “é o princípio da sabedoria”. Isso significa que o crente deve sempre ter em mente tanto o amor como a severidade de Deus (Rm. 11:22).
Diante do importante ensino sobre o temor do Senhor, aprendemos o valor do arrependimento e confissão de pecado.

O grande lamentável engano das pessoas envolvidas com o adultério, é o de acreditar que é possível resolver o problema racionalizando, ou escondendo e tentando esquecer, ou mesmo prometendo para si mesmo (ou para os outros) que “nunca mais vamos fazer aquilo...”

Concluímos destacando a importância do investimento na família. Isso significa tomar atitudes práticas como desenvolver romantismo, dedicar tempo, tratar (pedir perdão, perdoar, esclarecer...), essa decisão inclui o tratamento de qualquer dificuldade na área sexual.

Texto Adaptado da Revista Vida Cristã
Ilustração: Folha Cristã