Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

quinta-feira, 31 de março de 2011

Mensagem Pastoral: O FRUTO DO ESPIRITO: MANSIDÃO


"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. " (GI.5:22,23).

Mansidão é a qualidade daquele que é manso.
Uma pessoa mansa é serena, ponderada, prudente, equilibrada. É o contrário da pessoa agressiva, ou brava, ou, ainda "braba", no dizer da linguagem popular ou coloquial.
Um crente em nosso Senhor Jesus Cristo tem o dever de ser manso, de manifestar a mansidão em sua vida, em seus gestos, em suas atitudes.
No entanto, sabemos que isso não é fácil, num mundo em que vivemos, onde os violentos é que têm mais oportunidade de aparecer e de prevalecer, em muitas ocasiões e situações.
Contudo, de acordo com as Santas e Sagradas Escrituras (a Bíblia), precisamos aprender com o Mestre Jesus, que diz: "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra" (Mt 5.5).
Foi um dos conselhos sábios que Jesus passou para seus discípulos e ouvintes, quando ministrava o seu famoso Sermão do Monte.
Aprender a ser manso é um exercício difícil, mas necessário para uma vida tranquila e santa, sob os ditames sagrados do livro de Deus.
É necessário exercitar as emoções, os sentimentos, os conceitos e valores absorvidos ao longo de nossas vidas.
Dizem que o temperamento de cada um tem influência marcante nos seus gestos e atitudes. Se a pessoa é de temperamento colérico ou sanguíneo é difícil ser manso, segundo o que se pensa.
Pois o temperamento é extrovertido, expansivo, alegre, etc. Se a pessoa tem um destes temperamentos: fleumático e melancólico é mais fácil, pois são pessoas introvertidas, calmas, tranquilas e sem pressa.
No entanto, quando aceitamos a Jesus Cristo, as "coisas velhas e antigas", incluindo o nosso comportamento passado, as velhas atitudes e ações, tudo fica para trás (2 Co 5.17).
Passamos a ser novas criaturas, nascidas em Cristo Jesus, e sofremos uma extraordinária e milagrosa transformação em nossas vidas e nosso ser.
Se formos nascidos de novo, devemos ser pessoas espirituais, que produz, por assim dizer, o "fruto do Espírito", que inclui a mansidão (GI 5.22).
Não por causa do temperamento, mas, a despeito deste, passamos a ser manso como resultado da ação transformadora do Espírito Santo, que produz tal virtude em nosso ser.
Deus é o que opera em nós "tanto o querer quanto o realizar, segundo a sua boa vontade", como diz Paulo em sua carta aos Filipenses 2:13.
Mansidão é ter a força sob controle. O cavalo selvagem, quando domado, continua tendo tanta força e energia como antes, mas agora pode ser controlado.

(Artigo Extraído e Adaptado pelo Rev. José Roberto da Silva Neto)
Imagem; Joseval Oliveira