Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

domingo, 27 de março de 2011

O PERIGO A RESPEITO DO PECADO DA IDOLATRIA


Prezados leitores, quem conhece a Bíblia Sagrada sabe que um dos pecados mais abomináveis a Deus é o da idolatria. Esse pecado aborrece a Deus a ponto de Ele fazer perecer toda casa referente a essa transgressão. Deus recomendou sobre esse assunto no segundo mandamento da lei e mesmo assim o povo descumpre.
Sabemos que idolatria é tudo aquilo que tira ou divide com outra coisa atributos inerentes a Deus.
É adorar, venerar, ter zelo, cuidado, apego, admiração no sentido de alcançar graças, é ter zelo por algo visivel deixando o Criador em segundo plano. É apego demasiado as coisas. É apego ao dinheiro, bens, etc...
A avareza é uma forma de idolatria, porque faz que coloque a prioridade nas riquezas, bens, dinheiro. O avarento, é quele que tem mania de esconder, negar a fartura, é apegar-se a coisas grandes e pequenas esquecendo-se que tudo vem de Deus. Portanto é negar a Deus como o Provedor de tudo.
Lembrando que para se ter fé não é necessário ver o objeto em que se crê. Assim não é fé.
Fé é a certeza das coisas que não se veem crendo que vem de Deus e Ele suprirá e tudo fará.
E para tirarmos nossas duvidas sobre esse assunto de idolatria, vejamos o que diz Deus e sua Palavra:

Levítico 26.30

Destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens do sol, e lançarei o vosso cadáver sobre o cadáver dos vossos deuses; a minha alma se aborrecerá de vós.



Números 33.52 

desapossareis de diante de vós todos os moradores da terra, destruireis todas as pedras com figura e também todas as suas imagens fundidas e deitareis abaixo todos os seus ídolos;


Deuteronômio 7.5,25; 12.3
 
Porém assim lhes fareis: derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas, cortareis os seus postes-ídolos e queimareis as suas imagens de escultura. As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus. Deitareis abaixo os seus altares, e despedaçareis as suas colunas, e os seus postes-ídolos queimareis, e despedaçareis as imagens esculpidas dos seus deuses, e apagareis o seu nome daquele lugar.

Juízes 3.19, 26 

Porém voltou do ponto em que estavam as imagens de escultura ao pé de Gilgal e disse ao rei: Tenho uma palavra secreta a dizer-te, ó rei. O rei disse: Cala-te. Então, todos os que lhe assistiam saíram de sua presença. Eúde escapou enquanto eles se demoravam e, tendo passado pelas imagens de escultura, foi para Seirá.

1 Reis 14.9 

antes, fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me viraste as costas;


2 Reis 11.18; 17.16,41 

Então, todo o povo da terra entrou na casa de Baal, e a derribaram; despedaçaram os seus altares e as suas imagens e a Matã, sacerdote de Baal, mataram perante os altares; então, o sacerdote pôs guardas sobre a Casa do SENHOR. Desprezaram todos os mandamentos do SENHOR, seu Deus, e fizeram para si imagens de fundição, dois bezerros; fizeram um poste-ídolo, e adoraram todo o exército do céu, e serviram a Baal. Assim, estas nações temiam o SENHOR e serviam as suas próprias imagens de escultura; como fizeram seus pais, assim fazem também seus filhos e os filhos de seus filhos, até ao dia de hoje.



2 Crônicas 23.17; 28.2; 33.19;33.22; 34.3,4,7 

Então, todo o povo se dirigiu para a casa de Baal e a derribaram; despedaçaram os seus altares e as suas imagens e a Matã, sacerdote de Baal, mataram perante os altares. Andou nos caminhos dos reis de Israel e até fez imagens fundidas a baalins. A sua oração e como Deus se tornou favorável para com ele, todo o seu pecado, a sua transgressão e os lugares onde edificou altos e colocou postes-ídolos e imagens de escultura, antes que se humilhasse, eis que tudo está na História dos Videntes. Fez o que era mau perante o SENHOR, como fizera Manassés, seu pai; porque Amom fez sacrifício a todas as imagens de escultura que Manassés, seu pai, tinha feito e as serviu. Porque, no oitavo ano de seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, dos postes-ídolos e das imagens de escultura e de fundição. Na presença dele, derribaram os altares dos baalins; ele despedaçou os altares do incenso que estavam acima deles; os postes-ídolos e as imagens de escultura e de fundição, quebrou-os, reduziu-os a pó e o aspergiu sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado. Tendo derribado os altares, os postes-ídolos e as imagens de escultura, até reduzi-los a pó, e tendo despedaçado todos os altares do incenso em toda a terra de Israel, então, voltou para Jerusalém.


Salmos 78.58; 97.7 

Pois o provocaram com os seus altos e o incitaram a zelos com as suas imagens de escultura. Sejam confundidos todos os que servem a imagens de escultura, os que se gloriam de ídolos; prostrem-se diante dele todos os deuses.

Isaías 10.10 ; 21.9; 30.22; 41.29; 42.8,17; 44.9; 45.20 


O meu poder atingiu os reinos dos ídolos, ainda que as suas imagens de escultura eram melhores do que as de Jerusalém e do que as de Samaria. Eis agora vem uma tropa de homens, cavaleiros de dois a dois. Então, ergueu ele a voz e disse: Caiu, caiu Babilônia; e todas as imagens de escultura dos seus deuses jazem despedaçadas por terra. E terás por contaminados a prata que recobre as imagens esculpidas e o ouro que reveste as tuas imagens de fundição; lançá-las-ás fora como coisa imunda e a cada uma dirás: Fora daqui! Eis que todos são nada; as suas obras são coisa nenhuma; as suas imagens de fundição, vento e vácuo. Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura e às imagens de fundição dizem: Vós sois nossos deuses. Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos. Congregai-vos e vinde; chegai-vos todos juntos, vós que escapastes das nações; nada sabem os que carregam o lenho das suas imagens de escultura e fazem súplicas a um deus que não pode salvar.


Jeremias 8.19; 10.14; 50.2,38; 51.17,47,52

Eis a voz do clamor da filha do meu povo de terra mui remota: Não está o SENHOR em Sião? Não está nela o seu Rei? Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com os ídolos dos estrangeiros? Todo homem se tornou estúpido e não tem saber; todo ourives é envergonhado pela imagem que ele mesmo esculpiu; pois as suas imagens são mentira, e nelas não há fôlego.
Anunciai entre as nações; fazei ouvir e arvorai estandarte; proclamai, não encubrais; dizei: Tomada é a Babilônia, Bel está confundido, e abatido, Merodaque; cobertas de vergonha estão as suas imagens, e seus ídolos tremem de terror. A espada virá sobre as suas águas, e estas secarão; porque a terra é de imagens de escultura, e os seus moradores enlouquecem por estas coisas horríveis. Todo homem se tornou estúpido e não tem saber; todo ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu; pois as suas imagens são mentira, e nelas não há fôlego. Portanto, eis que vêm dias, em que castigarei as imagens de escultura da Babilônia, toda a sua terra será envergonhada, e todos os seus cairão traspassados no meio dela. Portanto, eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que castigarei as suas imagens de escultura; e gemerão os traspassados em toda a sua terra.


Ezequiel 7.20; 8.12; 23.14; 30.13 

De tais preciosas jóias fizeram seu objeto de soberba e fabricaram suas abomináveis imagens e seus ídolos detestáveis; Então, me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: O SENHOR não nos vê, o SENHOR abandonou a terra. Aumentou as suas impudicícias, porque viu homens pintados na parede, imagens dos caldeus, pintados de vermelho: Assim diz o SENHOR Deus: Também destruirei os ídolos e darei cabo das imagens em Mênfis; já não haverá príncipe na terra do Egito, onde implantarei o terror.


Daniel 11.8 

Também aos seus deuses com a multidão das suas imagens fundidas, com os seus objetos preciosos de prata e ouro levará como despojo para o Egito; por alguns anos, ele deixará em paz o rei do Norte.


Oséias 11.2; 13.2
Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença; sacrificavam a baalins e queimavam incenso às imagens de escultura. Agora, pecam mais e mais, e da sua prata fazem imagens de fundição, ídolos segundo o seu conceito, todos obra de artífices, e dizem: Sacrificai a eles. Homens até beijam bezerros!

Miquéias 1.7; 5.13

Todas as suas imagens de escultura serão despedaçadas, e todos os salários de sua impureza serão queimados, e de todos os seus ídolos eu farei uma ruína, porque do preço da prostituição os ajuntou, e a este preço volverão. Do meio de ti eliminarei as tuas imagens de escultura e as tuas colunas, e tu já não te inclinarás diante da obra das tuas mãos;


Naum 1.14 

Porém contra ti, Assíria, o SENHOR deu ordem que não haja posteridade que leve o teu nome; da casa dos teus deuses exterminarei as imagens de escultura e de fundição; farei o teu sepulcro, porque és vil.


1 Samuel 15.23 

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

2 Crônicas 21.11,13 

Também fez altos nos montes de Judá, e seduziu os habitantes de Jerusalém à idolatria, e fez desgarrar a Judá. Mas andaste nos caminhos dos reis de Israel, e induziste à idolatria a Judá e os moradores de Jerusalém, segundo a idolatria da casa de Acabe, e também mataste a teus irmãos, da casa de teu pai, melhores do que tu,


Oséias 9.10 

Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como as primícias da figueira nova; mas eles foram para Baal-Peor, e se consagraram à vergonhosa idolatria, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram.


Jonas 2.8 

Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.


Atos dos Apóstolos 17.16 

Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade.

1 Coríntios 10.14 

Portanto, meus amados, fugi da idolatria.


Gálatas 5.20 

idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,



Colossenses 3.5 

Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;


1 Pedro 4.3 

Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias.


Sofonias 1.9,12 

Castigarei também, naquele dia, todos aqueles que sobem o pedestal dos ídolos e enchem de violência e engano a casa dos seus senhores. Naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas e castigarei os homens que estão apegados à borra do vinho e dizem no seu coração: O SENHOR não faz bem, nem faz mal.

E muitos outros que se fossemos citar abrangeria praticamente toda a Bíblia.
Como vimos muitas coisas já se cumpriram, outras ainda se cumprirão e Deus continua o mesmo, castiga não porque deseja, mas pela desobediência aos seus ensinamentos.
Porque se é recomendado para não fazer e o homem faz, está pecando consciente!
Para os incrédulos quando as coisas acontecem, atribuem a falta do amor de Deus. Questionam que Deus é esse que permite que tragédias aconteçam e não evita. Questionam, se Deus é um Deus que se satisfaz vendo seu povo sofrendo. Enfim colocam a culpa em Deus, mas não refletem e meditam se estão obedecendo as recomendações e ensinamentos deixados para serem seguidos referentes a obediência.
A humanidade é egoísta e não vê a Deus como o provedor de Tudo.
Atualmente estão tentando encurralar Deus num beco sem saída.
O homem força Deus a ceder a seus caprichos.
Funda doutrinas que satisfaçam seus desejos pensando que escapam das punições dELE.
Para isso não há saída, uma vez que quem julgará é Jesus. Quem separará o joio do trigo é Jesus.
Faça o homem o que fizer, Deus é quem salva ou condena, mediante o que fez ele aqui enquanto viveu nesse mundo.
Examine-se cada um a sí mesmo e veja se está inserido nesse tipo de pecado, que é o da IDOLATRIA.

Por Joseval Oliveira
Imagem: Internet-Google Imagens