Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

sábado, 14 de maio de 2011

COISAS DETESTÁVEIS E ABOMINÁVEIS A DEUS


Seis coisas o SENHOR aborrece, e a setima a sua alma abomina: olhos altivos, lingua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.
(Provérbios 6.16-19)

  • Deus abomina/detesta - OLHOS ALTIVOS:
    (s.f. Brio, orgulho, sobranceria.
    Arrogância, intolerância). É o olhar arrogante: A altivez é um sentimento tipico do homem onde ele se sente acima de seu semelhante, olha-o com olhar desdenhoso, sentindo-se superior em tudo. Como os olhos são a janela da alma, eles transmitem o que está em cada coração. Um coração cheio de arrogância, prepotência e soberba, mostra o tipo de olhar que uma pessoa tem. Não reflete portanto qualidade agradável aos olhos do SENHOR. Nas Escrituras Sagradas vemos textos que refletem sobre isso:  " E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: "Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me" (Mc 10.21).  "Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: "Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada" (Mc 3.5). "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda" (Pv16.18). "Há daqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia" (Pv 30.12). "Há daqueles — quão altivos são os seus olhos e levantadas as suas pálpebras!" (Pv 30.13). "Olhar altivo e coração orgulhoso, a lâmpada dos perversos, são pecado" (Pv 21.4).
  • Deus abomina/detesta - "LINGUA MENTIROSA:
    A mentira é obra de satanás, ele é seu criador. Todo aquele que usa sua lingua para proferir mentiras, tem ao diabo satanás como seu mestre e cultuador.
    Vejamos o que as Escrituas advertem sobre a prática da mentira:  As palavras do maldizente são doces bocados que descem para o mais interior do ventre" (Pv 18.8). "A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto" (Pv 18.21). "O homem depravado cava o mal, e nos seus lábios há como que fogo ardente" (Pv 16.27). "O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos"(Pv 16.28).  "O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios" (Pv 20.19).  "Trabalhar por adquirir tesouro com língua falsa é vaidade e laço mortal" (Pv 21.6). "Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu prazer" (Pv 12.22). "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (Jo 8.44).

  • Deus abomina/detesta - MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE:
    O Senhor Deus detesta a violência, o homicídio; sabemos que o primeiro homicídio da história se deu com Caim assassinando a seu irmão Abel, onde também usou de mentira para com o Senhor. Vejamos alguns textos que mencionam sobre o homicidio: "Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou" (Gn 4. 8). "Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?" (Gn 4.9).  "E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim" (Gn 4.10). "De madrugada se levanta o homicida, mata ao pobre e ao necessitado, e de noite se torna ladrão" (Jó 24.14). "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (Jo 8.44). Vemos que o mundo sempre pendeu para essa prática de tirar a vida de outrem sem motivo algum, até porque a vida pertence a Deus, Ele nos deu, Ele a tira. E a vingança só a Ele pertence, porque vinga como quer e quando quer. Mergulhado está o mundo na violência; isso significa que o culto e obediência a satanás é maior que a Deus o Pai Eterno e a Jesus Cristo o Salvador dos justos.
  • Deus abomina/detesta - O CORAÇÃO QUE MAQUINA PROJETOS INÍQUOS:
    O homem foi criado para andar nos caminhos do Senhor, não enredar pelos seus próprios, porque vão dar em caminhos e projetos do mal. No caso de Caim, o Senhor já advertira: "Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo" (Gn 4. 7). "Abomináveis para o SENHOR são os perversos de coração, mas os que andam em integridade são o seu prazer" (Pv 11.20). "O homem de Belial, o homem vil, é o que anda com a perversidade na boca" (Pv 6. 12). "acena com os olhos, arranha com os pés e faz sinais com os dedos" (Pv 6.13). "No seu coração há perversidade; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas" (Pv 6. 14). "Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente, será quebrantado, sem que haja cura" (Pv 6.15). "Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta" (Tg 1.13). "Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz" (Tg 1.14). "Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte" (Pv 1.15). Se o homem não busca a Deus para a direção dos seus projetos, o diabo satanás lhe guia levando-o para caminhos de morte. Assim são os projetos do homem, se proceder com a mente voltada para Deus, certamente acabará bem sucedido, caso contrário, em ruinas.

  • Deus abomina/detesta - PÉS QUE SE APRESSAM A CORRER PARA O MAL:
    É necessário pedir sabedoria a Deus para que a pessoa não incorra no risco de cair no abismo. Muitas vezes a falta de pensar, de agir corretamente, de ouvir alguém mais experiente, de manter a calma, precipitações, fraquezas, ingenuidade, tentações do mundo, impaciência, as ciladas do demônio, a ausência de buscar orientação no Senhor, tudo isso faz com que venha cair em tentações malignas. E vendo isso satanás se apossa do coração daquele, e passa a agir maldosamente, levando-o à apressar-se para o mal. Vejamos o que as Escrituras também tem a nos orientar sobre isso: " Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado" (Pv 19.2). "Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito" (Pv 15.22).

  • Deus abomina/detesta - TESTEMUNHA FALSA QUE PROFERE MENTIRAS:
    Uma das coisas mais angustiantes e amargas é ter que passar por calúnias e difamações sem merecer. Aquele que profere falso testemunho também não procede de Deus, uma vez que essa conduta não vem dEle. Veja alguns exemplos: "A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras não escapa" (Pv 19.5). "E, indo elas, eis que alguns da guarda foram à cidade e contaram aos principais sacerdotes tudo o que sucedera" (Mt 28.11). "Reunindo-se eles em conselho com os anciãos, deram grande soma de dinheiro aos soldados,"(Mt 28.12) "recomendando-lhes que dissessem: Vieram de noite os discípulos dele e o roubaram enquanto dormíamos" (Mt 28.13). "Caso isto chegue ao conhecimento do governador, nós o persuadiremos e vos poremos em segurança" (Mt 28.14).  "Eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. Esta versão divulgou-se entre os judeus até ao dia de hoje" (Mt 28.15). "Ora, os principais sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam algum testemunho falso contra Jesus, a fim de o condenarem à morte" (Mt 26.59). "Apresentaram testemunhas falsas, que depuseram: Este homem não cessa de falar contra o lugar santo e contra a lei;" (At 6.13)  "porque o temos ouvido dizer que esse Jesus, o Nazareno, destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos deu" (At 6.14). É portanto da parte de satanás, todo aquele que profere acusações falsas contra o próximo.

  • Deus abomina/detesta - O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE IRMÃOS:
    A palavra de Deus diz a esse respeito o seguinte: "O homem depravado cava o mal, e nos seus lábios há como que fogo ardente" (27). "O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos" (28). "O homem violento alicia o seu companheiro e guia-o por um caminho que não é bom" (29). "Quem fecha os olhos imagina o mal, e, quando morde os lábios, o executa". (Pv 16.27-30).  "Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda" (20).  "Como o carvão é para a brasa, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas" (21).  "As palavras do maldizente são comida fina, que desce para o mais interior do ventre" (22).  "Como vaso de barro coberto de escórias de prata, assim são os lábios amorosos e o coração maligno" (23).  "Aquele que aborrece dissimula com os lábios, mas no íntimo encobre o engano"; (24) "quando te falar suavemente, não te fies nele, porque sete abominações há no seu coração" (25). "Ainda que o seu ódio se encobre com engano, a sua malícia se descobrirá publicamente". (Pv 26.20-26)
    Sabemos que o Reino de Deus é de paz, e essa paz Ele nos deixou.  "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (Jo 14.27). Essas são palavras de Jesus. Que prevaleça o amor entre os irmãos não a desarmonia e o desamor, porque gera perversidade.
    E aquele que tem discernimento e anda nos caminhos do Senhor, se afasta desses males citados aqui, porque são procedentes do reino das trevas, e ai daquele que morrer pertencendo a ele (reino das trevas).
    Portanto amados, a vocês que leem e meditam nesses ensinamentos, fiquem atentos para que não venham a desobeder ao Senhor Deus. Uma vez que Ele nos deixou seus verdadeiros ensinamentos para que todo aquele que no seu Filho crê tenha a vida eterna. E para tê-la, é com obediência, assim como uma criança obedece aos pais.
    Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina para todo o sempre, esteja convosco!
Por Joseval Oliveira
Imagem: Joseval Oliveira