Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

domingo, 24 de julho de 2011

A língua




LEITURA BÍBLICA:
Tiago 1.19-20; 26-27 

Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se (Tg 1. 19b).


Um casal brigava muito, todos os dias. As agressões eram verbais e até físicas. Era só o marido chegar em casa nervoso, gritando e dizendo palavrões que a briga começava. A esposa foi pedir ajuda a um amigo, que lhe aconselhou o uso de uma "água milagrosa": deveria colocar um pouco da água na boca, sem engolir, e assim ficar até a briga acabar. Naquela noite, quando ela percebeu que o marido estava chegando, seguiu a orientação do amigo. Como sempre, o marido entrou em casa gritando e esbravejou até cansar e ir dormir. Nos dias seguintes ela fez o mesmo, até que o marido desistiu de brigar sozinho e passou a chegar em casa mais calmo. A esposa parou de tomar a água, acreditando que era milagrosa mesmo. Na verdade, era uma água comum. As brigas cessaram porque o marido não tinha mais condições de discutir com a esposa, sempre calada porque estava com a boca cheia de água.

Alguém disse que Deus nos deu dois ouvidos e apenas uma boca para ouvirmos mais e falarmos menos. Não quer dizer que seja proibido falar. Conforme lemos hoje, devemos controlar nossa língua: ouvir antes de falar, refletir bem e então dar uma resposta, se devida e conveniente. Dizem que a palavra é como a seta: depois de lançada não volta mais. Daí a necessidade de muita reflexão e do cuidado com a língua, para não ofender as pessoas. Na Bíblia lemos que "Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato" (Pv 10.19) e que "A língua ... contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno" (Tg 3.6).

Se desejamos obedecer a Deus, temos de ouvir mais, refletir - e falar menos. Somente assim teremos um bom relacionamento com os outros. Mas, se já ocorreu o conflito, devemos ser humildes como Jesus recomenda, pedindo perdão àqueles que magoamos. - ETA

Falar menos e ouvir mais - receita para bons relacionamentos. 


Fonte: Pão Diário
Imagem: Internet- Google imagens