Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DE UMA SEITA




I - O líder de uma Seita é frequentemente carismático e considerado muito especial por razões variadas:
a) O líder recebeu revelação especial de Deus. Só ele tem o dom de revelação e mais ninguém. Por causa deste erro de interpretação e compreensão por parte dos membros, ele, atrai para si a direção e o governo da seita.
b) O líder reivindica ser a "encarnação" de uma deidade, anjo, ou mensageiro especial. Com isso, ele passa a ser um semideus na seita. Todas as palavras proferidas por sua boca são recebidas como Palavra de Deus.
c) O líder reivindica ser designado por Deus para uma missão. Ninguém sabe ao certo que missão é essa.
d) O líder reivindica ter habilidades especiais. Tais habilidades, o credenciam para que ele esteja no topo da pirâmide da seita.

II - O líder está quase sempre acima de repreensão e não pode ser negado, contrariado e nem desafiado. Aqueles que questionam a autoridade de um líder de uma seita sofrem na pele os rigores de tal afronta.

Como se comportam as Seitas:
a) Normalmente busca fazer boas obras, caso contrario ninguém procuraria entrar para elas.
b) Parecem boas moralmente e possuem um padrão de ensino ético.
c) Muitas vezes, quando usam a Bíblia em seus ensinos, utilizam também "escrituras" ou livros complementares (é o caso dos Mórmons). A Bíblia, quando usada, é sempre distorcida, com interpretações próprias, que vão de encontro à filosofia da seita. Muitas seitas "recrutam" o Senhor Jesus como sendo um deles, redefinindo-o adequadamente.

Variações das Seitas:

a) Do estético (algo belo, lindo, maravilhoso) ao promíscuo.
b) Do conhecimento esotérico (ciências ocultas) aos ensinamentos muitos simples.
c) Da riqueza e poder à pobreza e fraqueza. Neste quesito (pobreza e fraqueza), o líder
de uma seita tem sempre uma solução, que está ao alcance de todos. É só ouvir o que ele tem a dizer.

Quem é vulnerável a entrar para uma Seita?

I - Todas as pessoas são vulneráveis: ricos, pobres, educados, não educados, velhos, jovens, religiosos, ateus, etc.
Ninguém, e nenhuma classe social estão isenta de pertencer a uma seita.
O apóstolo Paulo, já nos alertava sobre o risco destas seitas proliferarem, isso já nos primeiros séculos da era cristã.
Como o Gnosticismo, havia sido um mal terrível para os quatro primeiros séculos da era cristã, as seitas têm crescido e alargado suas fronteiras com os seus ensinos heréticos com base nas "lacunas" deixadas pelas igrejas históricas.

II- Perfil da Membresia de uma Seita.

2.1 - Desiludido com estabelecimentos religiosos convencionais. Não consegue se adequar os padrões estabelecidos por uma igreja.
2.2 - Intelectualmente confuso em relação a assuntos religiosos e filosóficos. Não encontra resposta para as indagações da vida.
2.3 - Às vezes desiludido com toda a sociedade e consigo mesmo. Não encontra "aconchego" e nem espaço onde está.
2.4 - Tem uma necessidade por encorajamento e apoio, coisa que não conseguiu encontrar nas igrejas que passou.
2.5 - Pessoas com carências extremas, que trazem traumas de infância não curados e nem tratados seriamente.
2.6 - Necessidade de um propósito, um objetivo na vida. Pessoas que buscam na seita a solução de seus problemas.

(Pesquisa feita pelo Pastor José Roberto)
Imagens: Internet - Google imagens