Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Onde Fica Sabá?


Prezados leitores, certamente muitos já ouviram falar sobre uma rainha que no tempo do Antigo Testamento, sabendo ela sobre a fama da sabedoria do rei Salomão, resolveu tirar a prova e ir pessoalmente visitá-lo. Trata-se da rainha de Sabá, do reino de mesmo nome. Mas onde fica isso? será que existe mesmo? A Biblia não menciona onde exatamente fica esse reino uma vez que não diz respeito a nada que acrescente na história. Apenas cita essa nobre visita entre a rainha e o rei Salomão homem extremamente obediente a Deus. Dentre vários textos citados a Bíblia sobre o reino de Sabá temos: - [Harã, Cane e Éden, mercadores de Sabá, Assíria e Quilmade negociavam contigo. (Ezequiel 27.23)
Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara, (1 Reis 10.4)
Tendo a rainha de Sabá ouvido a fama de Salomão, com respeito ao nome do SENHOR, veio prová-lo com perguntas difíceis. (1 Reis 10.1)
O rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo quanto ela desejou e pediu, afora tudo o que lhe deu por sua generosidade real. Assim, voltou e se foi para a sua terra, com os seus servos. (1 Reis 10.13)
Os mercadores de Sabá e Raamá eram os teus mercadores; pelas tuas mercadorias, davam em troca os mais finos aromas, pedras preciosas e ouro. (Ezequiel 27.22)
Tendo a rainha de Sabá ouvido a fama de Salomão, veio a Jerusalém prová-lo com perguntas difíceis, com mui grande comitiva; com camelos carregados de especiarias, de ouro em abundância e pedras preciosas; compareceu perante Salomão e lhe expôs tudo quanto trazia em sua mente. (2 Crônicas 9.1)
Vendo, pois, a rainha de Sabá a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara, (2 crônicas 9.3)
Deu ela ao rei cento e vinte talentos de ouro, especiarias em grande abundância e pedras preciosas, e nunca houve especiarias tais como as que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão. (2 Crônicas 9.9)
O rei Salomão deu à rainha de Sabá, além do equivalente ao que ela lhe trouxera, mais tudo o que ela desejou e pediu. Assim, voltou e foi para a sua terra, ela e os seus servos. (2 Crônicas 9.12)
Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras longínquas? Os vossos holocaustos não me são aprazíveis, e os vossos sacrifícios não me agradam. (Jeremias 6.20)
A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e de Efa; todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do SENHOR. (Isaias 60.6)
Paguem-lhe tributos os reis de Társis e das ilhas; os reis de Sabá e de Sebá lhe ofereçam presentes.(Salmos 72.10)
Viverá, e se lhe dará do ouro de Sabá; e continuamente se fará por ele oração, e o bendirão todos os dias. (Salmos 72.15]

 O que significa Sabá? Sabá (em hebraico: שבא, transl. Sh'va, árabe: سبأ, Sabaʼ, ge'ez, amárico e tigrínia: ሳባ, Saba) foi um antigo reino mencionado nas escrituras judaicas (o Antigo Testamento cristão) e no Alcorão. Sua exata localização histórica é disputada pela região sul da península Arábica e o leste da África; o reino poderia tanto situar-se na atual Etiópia, no atual Iêmen, ou até mesmo em ambos.
A Etiópia (em ge'ez: ኢትዮጵያ ʾĪtyōṗṗyā), um país encravado no Chifre da África, é um dos países mais antigos do mundo. Oficialmente a República Federal Democrática da Etiópia é a segunda nação mais populosa da África e a décima maior em área. O país faz fronteira com o Sudão e com o Sudão do Sul a oeste, Djibuti e Eritreia ao norte, Somália ao leste, e Quênia ao sul. Sua capital é a cidade de Adis Abeba. (Veja aqui)
O templo mais antigo da Arábia, chamado Mahram Bilqis ("palácio de Bilqis", nome árabe para a rainha de Sabá), foi descoberto recentemente em Ma'rib, sul do Iêmen, considerada por muitos como a capital de Sabá. Esta cidade foi construída entre o segundo e o primeiro milênios antes de Cristo. Localizada numa situação estratégica, Sabá floresceu através do comércio de mercadorias, tanto da Ásia, como de África, incluindo o café, proveniente da região etíope de Kefa. (Veja aqui)
Aparentemente, Sabá era uma sociedade matrilinear, em que o poder é passado aos descendentes pela via feminina. Provavelmente, a população de Sabá seria uma mistura de povos africanos e da Arábia e, de facto, estudos linguísticos recentes indicam que as línguas semitas do Oriente Médio podem ter-se originado a partir das línguas cuchíticas da Etiópia. Por outro lado, na África oriental ainda se encontram muitos grupos étnicos com tradição matrilinear. (Fonte Wikipédia)
Conforme vemos, esse reino fica onde atualmente situa-se o Iêmen no Oriente Médio, berço histórico que retrata muitas riquezas arqueológicas que comprovam as veracidades da palavra de Deus.
Profecias feitas há mais de dois milênios, através de pesquisas e escavações, vê-se que a Palavra de Deus nunca mentiu, e o que não aconteceu, assim como vive o Senhor acontecerá, para surpresa de muitos que não creem na Sua Palavra. Prevê e mostra provas dos fatos acontecidos.
É reta tanto no condenar, quanto no abençoar, não esconde, nem omite fatos para beneficiar a outrem.
É a pura fonte de verdade sobre o caminho que leva a Deus, porque procede dEle.

Por Joseval Oliveira
Imagem: Internet - Google Maps