Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DEUS E O SEU POVO NA SANTIFICAÇÃO


"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (Jo.17:17).

De quem é a obra da santificação?

Considerando os padrões de santificação, dizemos que a santificação é obra de Deus e responsabilidade do seu povo.
As Escrituras Sagradas ensinam que Deus é o autor da santificação. A obra da santificação é atribuída às três Pessoas da Trindade.
Jesus orou ao Pai Ele disse: "Santifica-os na verdade a tua Palavra é a verdade" (Jo.17:17), atribuindo, assim, a santificação ao Pai.
O autor de Hebreus faz o mesmo: "Eles (nossos pais) nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor Ihes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes de sua santidade" (Hb.12: 10).
A santificação também é atribuída ao Filho, como aprendemos de Efésios 5: 25-27. Paulo diz aos seus leitores que os maridos devem amar as suas esposas "como Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra ... ".
Cristo a Segunda Pessoa da Trindade, é identificado como o agente da santificação, purificando a igreja "por meio da lavagem de água pela palavra". Segundo este entendimento Cristo purifica a igreja por meio das Escrituras Sagradas (Jo.17:17).
É motivador saber que, segundo essa passagem, a igreja será um dia "sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante". Santificação é também comumente atribuída ao Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Trindade.
Pedro diz que os eleitos o são "segundo a presciência de Deus Pai, em santidade no Espírito para obediência". A obra da Trindade, entretanto não pode ser dividida. Não é surpresa que a santificação seja atribuída ao Deus Tri-Uno, sem designação de pessoas: "o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo" (1 Ts.5:23).
É imensamente importante entender que a santificação não é algo que fazemos por nós mesmos, pelos nossos meios e pela nossa força.
A santificação não é primariamente uma atividade humana, mas um dom divino.

(Extraído e Adaptado do Livro: Salvos Pela Graça - Anthony Hoekema) pelo Rev. José Roberto
Imagem: Joseval Oliveira