Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

terça-feira, 6 de março de 2012

A Soberania de Deus e o Sofrimento Humano

"Deus é quem opera em nós o querer e o efetuar" (Fp.2: 13).

Definição de Soberania: Entendemos por Soberania de Deus, como sendo a execução de Sua Vontade e o seu controle sobre todas as coisas por Ele criadas.
Expressão Chave: O Sofrimento humano vem como consequência do seu pecado. Na obra da criação de Deus estão os céus, a terra e tudo que eles contêm lhe pertencem. O sofrimento humano é em decorrência de seu pecado e desobediência.

As Provas Bíblicas da Soberania de Deus:

1) Ele sustenta todas as coisas com sua onipotência, e determina os fins que elas estão
destinadas a cumprir (Fp.2: 13; Pv.16:4); Ex: Noé e sua família são poupados do dilúvio que veio sobre a terra (Gn.6: 11-22).

2) A fome que se alastrou na nação de Israel na época do profeta Elias. Deus sustentou este profeta durante os três anos e meio sem chuva (I Rs.17: 1-7; Tg.5: 17).

3) Deus se inclina para ouvir o clamor de seu povo (Sl.116:1-4; II Cr.7:13-15).

4) As Pragas que assolaram o Egito (quarta praga: moscas). Tanto as primeiras, como as últimas pragas, Deus, em Sua Vontade Soberana poupa a nação de Israel de tais pragas (Êx.8:22,23).

5) O Efeito das Aflições e tribulações na vida dos servos de Deus, tem redundado em um maior peso de glória (2 Co.4: 16-18; Rm. 8: 18,28). Mas, a pergunta que fazemos é: Se Deus é amor (I Jo.4:7,8), porque sofremos tanto? Em resposta a esta pergunta, entendemos que sofremos as agruras desta vida, por causa de nossa desobediência para com Deus.
Sabemos que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm.12:2). Mas ao invés disso, escolhemos a nossa vontade, que nem sempre é boa, não é perfeita e agradável. Então, devido esta desobediência sofremos e culpamos a Deus pelos nossos fracassos (Lm.3:39).
E ai dizemos: . "Se a vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável, porque Ele permite os tsunamis, as doenças, os terremotos, os maremotos, os furacões, as mortes e tantas outras calamidades que assolam o nosso país e outras partes do mundo?".
A resposta é simples: "Deus é perfeito em tudo o que faz e nada foge de seu controle soberano". Muitas dessas calamidades são provocadas pelo próprio homem. Estudos revelam que as calamidades provocadas pela força da natureza representam 20%, enquanto que as calamidades provocadas pelo homem representam 80%.
Ou seja, muitos desses sofrimentos, são causados pelo próprio homem, que agride a natureza provocando um desequilíbrio ecológico e mudanças no Eco Sistema.
O homem jamais poderá culpar a Deus por seus fracassos e derrotas. O que ele precisa, é entender: "Que seu coração poderá até fazer planos.
Mas, a resposta certa dos lábios sempre virá do Senhor" (Pv.l6:1). Porque Deus é Soberano e faz tudo como lhe apraz.

Por Rev. José Roberto
Imagem: Internet-Google imagens