Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O que Jesus quer que você saiba sobre: O Que Você Pode Encontrar na Cruz?




"Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa." (João 19.26-27)

A cruz foi um instrumento de sofrimento e vergonha. Por isso, estar próximo dela no dia da crucificação não foi tão simples. Hoje, ela é sinônimo de Jesus. Mas, o que encontramos nela?

ENCONTRAMOS NA CRUZ CUIDADO, ESPERANÇA, LIBERTAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO.

As pessoas ao redor da cruz e a conversa de Jesus com João e Maria revela o que podemos encontrar na cruz.

1. Encontramos Cuidado para o sofrimento (Maria, mãe de Jesus)

Maria é uma figura importante, mas muito mal compreendida. Ela aparece no início do Evangelho de João (2) e aqui no final (19), mas não a encontramos no meio do livro. No capítulo 2, ela presencia uma demonstração de poder e glória de Jesus quando ele transformou a água em vinho. Aqui no capítulo 19, ela presencia a morte de Jesus em fraqueza e vergonha ao beber o cálice do sofrimento. Em João 2 ela está sugerindo, em João 19 ela está em silêncio.

Wiersbe afirma que Maria era a única pessoa cujo testemunho poderia ter salvado Jesus da cruz. Mas, Maria ficou em silêncio! Sabe por quê? Porque ela não poderia mentir sobre o filho que sabia ser o Filho de Deus. Assim, o seu silêncio é um testemunho eloqüente de que o Cristo que adoramos é Deus Filho, encarnado.

Embora fosse um privilégio ser a mãe do Salvador, Maria sofreu por ter sido a escolhida para tão nobre missão. Sua gravidez gerou vergonha e censura; casou-se com um carpinteiro humilde; fugiu para o Egito e crianças inocentes morreram por causa do seu filho (Mt 2.14-18). Também sofreu ao ver como Ele vivia e servia; na cruz, ela sofreu ao ver a morte DELE. Ele morreu publicamente, num dia em que milhares de pessoas visitavam Jerusalém para celebrar a páscoa.

Jesus, porém, viu Maria ao redor da cruz e a assegurou-lhe o Seu amor. Você pode estar passando por uma experiência semelhante a do calvário e sofrendo intensamente por causa de algo trágico que lhe aconteceu. Mas lembre-se de que o Senhor Jesus Cristo sempre nos assegura do Seu amor quando nossos corações se partem. Ele assegurou o seu amor a Maria. Sentiu o sofrimento, a solidão, etc. Ele se compadece das nossas dores.

Ele estabeleceu um novo relacionamento entre Maria e João. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa (João 19.26-27). Foi como se Ele tivesse dito: “Vou voltar para o Pai no céu. Por causa disto, você e eu teremos um relacionamento completamente novo. Mas, para dar paz e curar o seu coração ferido, vou dar-lhe João como um filho amado”.

2. Encontramos Vida Abundante (Maria Madalena)

O Senhor Jesus Cristo havia remido Maria Madalena e a libertado da terrível escravidão do demonismo. Segundo Lucas 8.2 e Mc 16.9 ela fora liberta de sete demônios. Ela era rejeitada pela sociedade; vivia uma vida escondida. O que há sobre o seu passado? Ela não foi impedida de servir a Cristo. O cativeiro de satanás é algo terrível, mas Jesus pode livrar-nos. Ele pode converter pecadores das trevas para a luz e da potestade de satanás para Deus, a fim de que recebam a remissão dos seus pecados e a herança de Cristo pela fé em Jesus Cristo (At 26.18). Quando você confia no Senhor Jesus Cristo, sai das trevas para a luz e do poder de satanás para o poder de Deus. Sai da culpa para o perdão e da pobreza para a riqueza como herdeiro de Deus pela fé em Jesus.

Este milagre da redenção tem um custo elevado. Quando Jesus livrou Maria Madalena do poder de satanás, isso lhe custou à vida. De pé, junto à cruz, Maria Madalena viu Jesus pagar o preço da sua redenção. Jesus precisava morrer para que ela pudesse ser liberta. Para sairmos das trevas para a luz, Ele tinha de mover-se da luz para as trevas. Para sermos libertos de satanás e levados a Deus, Jesus tinha de ser entregue a homens perversos e ser esquecido por Deus. Para sermos livres do pecado e recebermos perdão, Jesus tinha de ser feito pecado por nós. Para que me fizesse rico, Ele tinha de tornar-se o mais pobre dentre os pobres. Maria Madalena seguiu a Cristo até o fim. Ela estava no túmulo quando Jesus foi sepultado e também foi até o túmulo bem cedo, na manhã da ressurreição. Jesus se tornou precioso.

3. Encontramos nossos Limites (Salomé)

Salomé (irmã de Maria), mãe de Tiago e João, e esposa de Zebedeu. Em Mateus 20.22-28 um diálogo entre Jesus e Salomé sobre o seu desejo de ver seus filhos em posição de destaque no reino de Jesus. Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda. Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos. Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai (Mt 20.21-23). Observe no verso 22 que eles respondem sim a pergunta de Jesus (cf. Mc 10.39).

Considera a distância do que Salomé pede para os filhos e o que ela estava vendo na cena da cruz. Ela estava vendo Jesus numa cruz e não num trono. Talvez ela tenha sentido vergonha de si mesma pelo pedido egoista e sem entendimento da natureza do reino de Jesus. Salomé queria algo grandioso para os seus filhos, mas não considerou o que a resposta à sua oração custaria tanto a eles. Sua oração nascera do orgulho e não da humildade. Ela só se preocupou com os filhos e não com a glória do Senhor. Lemos em Atos 12.1,2 sobre a terrível morte do seu filho Tiago e em Apocalipse 1.9 sobre o exílio do seu filho João. Como pedir uma vida fácil quando o próprio Senhor Jesus teve que suportar tanto? Antes da glória, o sofrimento.

4. Encontramos Transformação e Restauração (João)

O discípulo aqui é João, o discípulo amado. Quem mais escreveu sobre o amor. Grandemente usado por Deus. Aqui uma tarefa de honra. Mas nem sempre foi assim. Quem era João?
1) Mc 10.37
2) Mc 3.17
3) Lc 9.51-56 (54)
4) Mt 26.56. Ao pronunciar essas palavras, Jesus restaurou João. Lembre-se de que, no jardim, João o havia abandonado e fugido com os outros discípulos. Você e eu podemos nos desviar do caminho de Deus. Podemos desobedecer à vontade de Deus. É possível até negarmos o Senhor como fez Pedro, mas sempre podemos voltar e ser perdoados. Há alguma área que você quer ver sendo transformado? Jesus não só restaurou João, como também o honrou.
Conclusão:

Jesus quer que você saiba o que você pode encontrar na cruz. O que você encontra na cruz? Cuidado, esperança, libertação e transformação. Você está em Cristo? Próximo da cruz? É aqui que as coisas acontecem.

Fonte: http://www.igrejamanancial.com.br/mensagens/12-o-que-jesus-quer-que-voce-saiba-sobre-o-que-voce-pode-encontrar-na-cruz.html
Imagem: Internet-Google imagens