Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

sábado, 11 de agosto de 2012

EUNUCO



Prezados e amados leitores, nesta postagem mostraremos sobre o tema “eunuco”, o que é, e como um homem se torna um eunuco, sendo esse termo aplicado somente a homens. Há interpretações sobre esse tema, onde muitos atribuem à homossexualidade, distorcendo as Escrituras Sagradas para encontrarem motivos de satisfazerem seus desejos pecaminosos. A seguir vejamos o significado de eunuco:


eunuco
(grego eunoûkhos, -ou)
s. m.
1. Guardião castrado de um harém.
2. [Figurado] Homem estéril ou impotente para o coito.
3. [História] Ministro, valido (em certos países asiáticos).
adj.
4. Que foi castrado.
5. [Figurado] Estéril; impotente.
6. [Figurado] Inútil.
capado castrado desvirilizado neutralizado semíviro

Eunuco é um homem castrado, que teve os testículos e/ou o pênis removidos. No sentido figurado o termo é usado com o significado de “estéril”, “impotente”, “fraco” ou “inútil”.

No Oriente Médio e na China, o eunuco era o guarda encarregado de cuidar dos haréns, local da casa reservado às esposas e odaliscas. Para se tornar eunuco, o homem guardião era escolhido pela sua incapacidade sexual, que poderia ser causada por um problema congênito ou por ter sido sujeito à castração.

Houve um período na História em que se fazia a castração nos meninos entre 8 e 10 anos de idade para impedir a mudança de voz e que se tornassem cantores com voz feminina. “Castrato” era como se designava esse tipo de cantor ("castrati", no plural). Foi só em 1902 que o Papa Leão XIII proibiu essa prática.

Na seguinte passagem da Bíblia, Jesus faz referência a três tipos de eunucos:
Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita.
(Mateus, 19:12)

Além dos eunucos que já nasceram com esse tipo de problema e os que foram castrados por outros homens, Jesus fala sobre um outro tipo de eunuco: aquele que praticava o celibato para se dedicar exclusivamente à vida religiosa, ao reino dos céus.
Fonte:http://www.significados.com.br/eunuco/

Eunuco - é um homem cujos testículos foram removidos por orquidectomia ou são congenitamente não-funcionais. A remoção de toda a genitália externa masculina é denominada emasculação. Excepcionalmente praticada, a penectomia (também conhecida como falectomia) é a retirada apenas do pênis.
Eunucos podem ter essa condição em virtude de problemas congênitos. Um dos motivos deve-se ao mau desenvolvimento testicular na vida fetal, originando vários graus de baixa virilização e mesmo pseudo-hermafroditismo; outro motivo decorre de intervenções externas, a castração. O mais antigo registro de castração intencional para criar eunucos vem da cidade suméria de Lagash no século XXI a.C. mas foi muito praticado na Ásia, sobretudo na China antiga. Na Índia são conhecidos como hijras.
Devemos entender essa palavra, Eunuco presumemente de "origem aramaica"; também no "sentido bíblico, da Bíblia; ou seja, de homem pacífico e não - necessariamente sábio". Pois a Sabedoria, costuma desenvolver também a pacifidade; conforme o General - Imperador, de toda a China Continental e Além-mar; Que o foi Sun Tzu("a espada é para se manter embainhada"; segundo suas palavras) na sua obra Arte da Guerra, em diversos volumes).

Eunucos famosos
China
Zheng He (1371-1435) foi um explorador chinês do século XV. Realizou viagens por mar pelo sudoeste asiático e pelo Oceano Índico. Chegou à Índia, ao Mar Vermelho e a Moçambique. No entanto, segundo o Gavin Menzies, autor do bestseller do New York Times 1421 - The Year China Discovered world (2002 UK/2003 USA), Zheng He teria contornado toda a África, e chegado até ao continente americano, Oceania e Antártida. Vale notar que existem várias formas de transliteração de seu nome, o que pode causar confusões. Ele foi capturado quando jovem e castrado, como era comum em sua época jovens mongois "pagarem" pelo que seus ancestrais fizeram ao povo chinês, no julgar dos líderes da nova dinastia, a Dinastia Ming. Mais do que isso, ele veio a se tornar um grande navegador e braço direito do Imperador Zhu Di, que segundo Gavin Menzies projetou e ordenou essa expedição para além dos mares.
Sun Yaoting (1902-1996), foi o último eunuco chinês.

Persia
Bagoas (ou Bagoi no idioma persa antigo) foi um eunuco natural da Pérsia que faleceu no ano de 336 a.C.. Acredita-se que era de uma beleza incomparável e que tinha sido um dos cortesãos/amantes preferidos de Alexandre, o Grande. Um menino castrado, escravizado e feminilizado pelos exercitos do persa Dario. No entanto, segundo Plutarco, Alexandre teria escrito uma carta denunciadora a Dario, acusando Bagoas como um dos organizadores do assassinato de seu pai Filipe II da Macedónia.

Castrato
O castrato é um cantor masculino cuja extensão vocal corresponde em pleno à das vozes femininas (soprano, mezzo-soprano, contralto).
Isto só é observado numa voz masculina após a remoção dos testículos, ou por um problema endocrinológico que impeça a maturidade sexual. A castração antes da puberdade, ou em sua fase inicial, impede a liberação para a corrente sanguínea dos hormônios sexuais produzidos pelos testículos. Assim, evitava-se o surgimento dos sinais de amadurecimento sexual, como a "mudança de voz" no menino.

Eunucos na Bíblia

Jesus fala sobre três tipos de eunucos:
"Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o." (Mateus 19:12)
Pode-se assumir que eunucos "que pelos homens foram feitos tais" são aqueles que foram castrados. Aqueles que "a si mesmos se fizeram eunucos" seriam os castrados voluntários, podendo tomar-se isto no sentido da castidade. Finalmente, aqueles que nasceram eunucos (com anomalias de virilização, embora com a presença de pênis) seriam os eunucos "naturais"; alguns argumentam que os homossexuais pertencem a esse grupo. Algumas pessoas alegam que Jesus teria dito que casamento não é para todos, e que este comentário feito por Jesus poderia significar que ele reconhece o celibato, que ele mesmo praticou, como alternativa viável.
Existem duas histórias de eunucos negros, ambos oficiais da corte real, exemplificando a ação redentora de Deus. Em Jeremias 38, um eunuco etíope salva a vida de Jeremias. Jeremias em troca traz uma mensagem de Deus para o Rei que descreve como Jerusalém será salva.
Há vários eunucos citados no livro de Ester, porque a história se passa por dentro do palácio do imperador da Pérsia, onde havia muitos eunucos.
Outro eunuco etíope, o qual seria um importante funcionário de Candace, rainha da Etiópia, é batizado por Filipe, o Evangelista (Atos 8:26-40). São Lucas conta que o eunuco estava retornando de Jerusalém e lia um texto que se encontra no capítulo 53 do livro do profeta Isaías, uma passagem profética do Messias, a qual descreve o sofrimento sacrificial daquele que foi "cortado" da terra dos viventes. O eunuco indagou Felipe se o autor estava referindo-se a si mesmo ou a uma outra pessoa. Filipe interpreta as Escrituras sobre Isaías 53 (Jesus sendo levado como ovelha ao matadouro). Então Felipe, partindo daquela passagem, anunciou Jesus ao eunuco enquanto continuavam no trajeto. Durante o percurso, o eunuco pediu que fosse batizado por Felipe assim que identificou um lugar onde havia água (provavelmente um rio). Depois disso, Felipe teve o seu corpo arrebatado para uma outra localidade e o eunuco prosseguiu no seu caminho de volta à Etiópia.

Eunucos na atualidade
Atualidade: Uma hijra de Goa, Índia (1994).
Eunuco é sinônimo de transexuado. Deve ser ressaltado que o fato do ser Eunuco não é característica determinante da orientação sexual quanto a questão do ser ou mesmo do gênero e não está associada ou é dependente da orientação sexual mais pode ser sinônimo de transexual ou mesmo dos atuais travestis, visto o fato de em ambos os casos poder ser devido a:
fatores congênitos : deficiências nas rotas metabólicas dos esteróides ou alterações hipofisárias ou supra-hipofisárias
fatores adquiridos : castração, uso de bloqueadores da testosterona.
Apresentando assim eunucoidismo. O uso exógeno de hormônios femininos e a conformação do corpo adquirida por adições de substâncias apropriadas nas clínicas de medicina estética podem dar a aparência eunucóide realizando assim a castração química. Há transexuais em muitos países do mundo, embora poucos se submetam à Cirurgia de Redesignação Sexual (CRS), preferindo viver como um terceiro sexo. A cirurgia para troca de sexo de indivíduos masculinos consta de emasculação e construção de neovagina perineal. O país que mais realiza esta cirurgia em clínicas especializadas devido a legislação permissiva é a Tailândia.
Na índia, uma hijra (como são conhecidos os transexuais indianos) chamada Shabnam Mausi (literalmente: "tia Shabnam") fez história por se tornar a primeira hijra a ser eleita para a Assembléia Legislativa Nacional (aos eunucos indianos só foi permitido direito de voto em 1994). No novo milênio várias hijras ganharam destaque no estado de Madhya Pradesh. Cinco delas, incluindo Shabnam, batizadas como 'paanch Pandavas' (cinco Pandavas), foram eleitas para vários quadros públicos. Kamla Jaan tornou-se prefeita de Katni, enquanto Meenabai a presidente da câmara do município de Sehora, a mais antiga entidade cívica do país.
Fonte: Wikipédia

Vimos a definição do que é um eunuco. Existem categorias que afirmam que ser eunuco é ser homossexual, mas essa afirmação nem sempre reflete a realidade.
Ser um eunuco, não significa que o indivíduo seja um homossexual, apenas ele está impossibilitado de manter relações intimas com o sexo feminino, prática correta, deixada por Deus para a multiplicação da espécie humana. Se é um eunuco e entrega-se a práticas abomináveis está pecando diante de Deus.
Ser um homossexual é outra coisa; trata-se de uma prática incorreta, não instituída por Deus, como de um casal “homem x mulher”. A homossexulaidade é uma prática condenável por Deus segundo as Escrituras Sagradas, que não condiz com a realidade, a ética, os conceitos e valores morais de uma família, e peca-se contra Deus por tal prática. A homossexualidade gera a sodomia, e a sodomia é abominável por Deus, uma vez que a sua palavra diz claramente, que todo aquele que morrer nessa prática não herdará o Reino dos Céus. “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”. (1 Coríntios 6:10)
Vejamos:
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. (Gênesis 2:24)
Havia também sodomitas na terra; fizeram conforme a todas as abominações dos povos que o SENHOR tinha expulsado de diante dos filhos de Israel. (1 Reis 14:24)
Porque tirou da terra os sodomitas, e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram. (1 Reis 15:12)
Também derrubou as casas dos sodomitas que estavam na casa do SENHOR, em que as mulheres teciam casinhas para o ídolo do bosque. (2 Reis 23:7)
Também expulsou da terra o restante dos sodomitas, que ficaram nos dias de seu pai Asa. (1 Reis 22:47)
A sua alma morre na mocidade, e a sua vida perece entre os impuros. (Jó 36.14)
E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros.
E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.
Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si, E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal; Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.
Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro este indivíduo veio aqui habitar, e quereria ser juiz em tudo? Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta.
(Gênesis 19:3-9)
Será como a destruição de Sodoma e Gomorra, e dos seus vizinhos, diz o SENHOR; não habitará ninguém ali, nem morará nela filho de homem. (Jeremias 49:18)
Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; (Gênesis 19:24)

Já o NT também aborda esse tema sodomia, ratificando os escritos antigos instituídos por Deus, como vemos a seguir:
Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina, (1 Timóteo 1:10)
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. (1 Coríntios 6:10)
E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? (Mateus 19:5)
Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. (Mateus 19:6)
E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. (Marcos 10:8)
Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. (Judas 1:7)

Eunuco não deve ser associado com homossexual, não que o homossexual não possa alcançar a salvação, desde que se converta e não compartilhe mais com tal prática. Até porque a Bíblia diz: “Venha como estás e mudes”. Não se pode vir como está e não mudar, porque o reino de Deus exige mudanças, as coisas do mundo não são as coisas de Deus, e são, se forem segundo seus ensinamentos, exceto os seguimentos da vontade humana, porque eles são inclinados ao pecado constantemente. Não se pode discriminar as pessoas homossexuais, porque são seres viventes, nossos irmãos carnais, apesar da maioria serem uma categoria não de pobres e necessitados, mas de abastados em poderes, os quais ostentam orgulhos e nada de humildade, mas as suas ações e práticas devem ser observadas segundo os preceitos de Deus. O que é condenável para Deus pode não ser para aqueles que não LHE obedecem; um dia terão que prestar contas quer queiram quer não, como a Palavra diz: " Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua. (Isaías 45:23)
Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus". (Romanos 14:11)
Isso é com Deus e com cada um, mas de uma coisa temos certeza que as ações, obediências, fé, temor, são indispensáveis para que Deus possa derramar suas misericórdias sobre cada um. Não pode o homem fazer justiça com as próprias mãos, mas pode mostrar segundo a Palavra; se vai mudar ou não, é com Deus através do Espirito Santo que convence do pecado da justiça e do Juízo.
Se eunucos fossem condenados por Deus e não pudessem ser salvos, o etíope de Candace, que recebeu orientações de Felipe, não teria sido orientado para que fosse pregada a palavra de Deus para ele, e foi convertido no mesmo dia.
Não necessariamente ser eunuco, quer dizer necessariamente que deve ser homossexual!
Se ser eunuco não fosse aceito por Deus, Jesus Cristo não teria citado exemplos de eunucos, não somente na carne, mas para ser separado para servir e dedicar-se a Deus. O eunuco tanto pode ser fisicamente, ou espiritualmente, abandonar totalmente os prazeres carnais e viver uma vida separada em busca do Reino de Deus. Porque a única forma de união entre corpos instituída por Deus é entre sexos opostos e dentro dos princípios instituídos por Ele
O que não pode nem deve, é um eunuco viver na pratica da homossexualidade, e sim viver em vida de santidade, porque Deus mesmo supre a necessidade de cada um sem ter que viver inflamados na condição de pecados abomináveis. Existem homens que por motivos de saúde, submetem-se a intervenções cirúrgicas em muitos casos prostáticas, e muitas vezes tornam-se incapacitados para a vida sexual, assim assemelhando-se a eunucos; e se for um servo de Deus, não suprirá Ele esse servo para que não caia em tentações mundanas e cometa pecados diante de seu Criador?
Só vive-se na prática do pecado quem faz opção para pecar, mesmo consciente; não é porque é um eunuco que deve ser um homossexual; tantos que não são eunucos, mas são homossexuais.
Veja o que o Apóstolo João viu no paraíso, e o anjo que falava e mostrava-lhes as coisas lhe disse: “ Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”. (Apocalipse 22. 11,12)
Se fez algo bom enquanto viveu, receberá glórias; se fez algo desagradável a Deus, receberá na mesma quantia do que praticou. A escolha é de cada um. Ou muda-se através da conversão para herdar a vida eterna com Cristo, ou continuará nos pecados da perdição para herdar a vida eterna de condenação.
Aqueles que conhecem os ensinamentos verdadeiros vindos do Pai Eterno, sabem que é através da observação, obediência e cumprimento dos preceitos divinos que o homem é aceito por Deus.
A graça e a paz de Deus e nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos!

Por: Dc Joseval Oliveira
Imagem: Internet-Google imagens