Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

quinta-feira, 4 de julho de 2013

O que é Evangelização?



Amados, esta postagem trata de um assunto relacionado ao que significa Evangelização; onde muitas pessoas não sabem e nem conhecem o verdadeiro significado.

Evangelização deriva-se do Grego: ευαγγελιζω [euaggelizô] (Verbo). Evangelizar.
Segundo o dicionário, evangelização vem da palavra- Evangelizar, que significa: v.t. e v.i. Pregar o Evangelho, sobretudo em país de missões; catequizar. Apostolar, doutrinar, ensinar e pregar.

Evangelização ou evangelismo consiste na pregação do Evangelho cristão (a mensagem da salvação em Jesus de Nazaré segundo a fé cristã), constituindo-se assim num ato proselitista realizado visando a aquisição de adeptos à religião cristã, a uma denominação ou igreja. Consequentemente a palavra também veio a ser usada para significar algum ato proselitista que vise produzir conversão ou mudanças de hábitos, crenças e valores não necessariamente cristãos.
A palavra evangelista provém da palavra εὐάγγελος ("eu-angelos"), do grego koiné, que significa "boas novas" ou "boas notícias" e que também serve de base para o nome dos quatro primeiros livros do Novo Testamento bíblico chamados "Evangelhos". Por essa causa os autores destes quatro livros são denominados evangelistas - Mateus, Marcos, Lucas e João. Ainda que seja provável que o termo ganhou seu extenso uso devido aos Evangelhos e seus autores, considera-se, contudo, que a evangelização no âmbito do cristianismo tenha se iniciado com o ministério de Jesus Cristo que, em fazendo discípulos e instruindo-os segundo a sua doutrina, os preparou para espalhar a sua mensagem religiosa, tendo ele mesmo pregado essa mensagem durante o seu tempo de ministério segundo o que prega a fé cristã.
Fonte: Wikipédia

EVANGELIZAÇÃO - nada mais é que: Anunciar o Evangelho; declarar publicamente; proclamar. O arauto deve fazer um anúncio de uma mensagem oficial e emitir quaisquer exigências que a mensagem vincule. O arauto cristão deve proclamar a mensagem de salvação, através de Jesus Cristo e emitir um apelo ao arrependimento e ao recebimento do perdão dos pecados.

Amados, Evangelização é uma obediência aos ensinamentos de Deus, desde o Antigo Testamento; e ao que Jesus nos ensinou sobre a importância da sua vinda ao mundo para salvar aqueles que nEle cressem. 
Qual o significado da vinda de Jesus?
Salvar as pessoas do mundo, de uma culpa por uma desobediência ao Pai, Deus, o nosso Deus TRINO (Pai, Filho, Espirito Santo). Quando o homem movido pela sua própria cobiça, burlou as ordens de Deus, caiu sobre si culpa irreparável; culpa que jamais o mesmo homem seria capaz de apagá-la da sua vida e da história. O Senhor amaldiçoou a terra e tudo o que nela se contém por causa disso.
Não se achou em lugar algum da terra, alguém capaz de absorver, apagar, selar, pagar o preço, riscar do livro da história humana tal transgressão. Porque a humanidade inteira foi tomada de pecado, e todos quanto viessem a nascer, já nasceriam sob esse mesmo pecado. É por isso que a Palavra diz, que todos pecaram e estão destituídos da glória do Senhor. (Rm. 3.23).
Para que houvesse uma chance, uma vez que Deus nos amou muito antes de nascermos; o único capaz de apagar esse pecado, essa transgressão, desobediência, falta gravíssima, vergonhosa para com o Senhor, foi Ele Deus "enviar seu Único Filho" que nasceu de uma mulher fruto desse mesmo pecado, para salvar a “quem nEle viesse a crer”. É por isso que nem todos se salvarão. Deus deseja que todos sejam salvos, mas Ele mesmo sabe que nem todos serão. Os que nasceram antes da vinda de Cristo, criam em Jesus da seguinte forma: “O Messias breve virá e quem crê nessa promessa, será salvo”. E, os que nasceram depois da vinda de Jesus, creem da seguinte forma: “ Jesus veio ao mundo e morreu para salvar do pecado da condenação da alma”.
Então diante do exposto, é necessário que haja evangelização em todas as partes do mundo proclamando essa boa nova de salvação.
Apenas no Novo Testamento a citação de evangelização aparece 55 vezes, dando enfase a essa maravilha que o Senhor fez por nós, de enviar seu Filho para salvar o mundo, como vemos a seguir, onde todos podem conferir segundo as escrituras!
(1) Mateus 11: 5; (2) Lucas 1: 19; (3) Lucas 2: 10; (4) Lucas 3: 18; (5) Lucas 4: 18; (6) Lucas 4: 43;
(7) Lucas 7: 22; (8) Lucas 8: 1; (9) Lucas 9: 6; (10) Lucas 16: 16; (11) Lucas 20: 1; (12) Atos 5: 42; (13) Atos 8: 4; (14) Atos 8: 12; (15) Atos 8: 25; (16) Atos 8: 35; (17) Atos 8: 40; (18) Atos 10: 36; (19) Atos 11: 20; (20) Atos 13: 32; (21) Atos 14: 7; (22) Atos 14: 15; (23) Atos 14: 21; (24) Atos 15:35; (25) Atos 16: 10; (26) Atos 17: 18; (27) Romanos 1: 15; (28) Romanos 10:15; (29) Romanos 10: 18; (30) Romanos 15: 20; (31) 1 Coríntios 1: 17; (32) 1 Coríntios 9: 14; (33) 1 Coríntios 9: 16; (34) 1 Coríntios 9: 18; (35) 1 Coríntios 15: 1; (36) 1 Coríntios 15: 2; (37) 2 Coríntios 10: 16; (38) 2 Coríntios 11: 7; (39) Marcos 16.16); (40) Gálatas 1: 8; (41) Gálatas 1: 9; (42) Gálatas 1: 11; (43) Gálatas 1: 16; (44) Gálatas 1: 23; (45) Gálatas 4: 13; (46) Efésios 2: 17; (47) Efésios 3: 8; (48) 1 Tessalonicenses 3: 6; (49) Hebreus 4: 2; (50) Hebreus 4: 6; (51) 1 Pedro 1: 12; (52) 1 Pedro 1: 25;
(53) 1 Pedro 4: 6; (54) Apocalipse 10: 7; (55) Apocalipse 14: 6.
Evangelização deve ser uma constante na vida do servo de Deus, mostrando e pregando sobre as novas de grande salvação.
O próprio Jesus foi que disse: 
“IDE por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal. Mc 16.15-18  
A evangelização só tem eficácia e intuito, se for em Cristo e para converter em Cristo!

Quem vive segundo os costumes pagãos do mundo, que tem uma meia ou falsa dourina e vai evangelizar; sua suposta evangelização será segundo os costumes pagãos de seu meio; e está apenas confirmando o que os outros já vivem, porque são ambos pagãos e não convertidos. Pois sua evangelização é contida de idolatrias diversas que colocam seus ídolos e imagens de esculturas dotados de atributos que são exclusivos de Deus, e dão créditos a qualquer pessoa, pensador, ou alguém famoso que deixou algum legado. Então essa missão é vã; não condiz com a verdadeira que Cristo ensinou. Se vai evangelizar uma pessoa já convertida; irá fazer a obra ao contrário; pois está induzindo ao convertido a seguir novamente ao paganismo, a retroceder, a perder-se como anteriormente.
É necessário primeiro, que ele se converta, mude, proclame sobre a sua mudança, e testifique com atos e ações sobre seu novo nascimento. Quem é do mundo não evangeliza segundo os princípios divinos; ensina segundo o que segue do mundo. Quem é de Deus, evangeliza segundo os princípios divinos; porque é nascido de Deus, e seu espirito é testificado pelo Espirito do Senhor que realmente ele é filho de Deus, porque nasceu novamente, e está testificando que realmente nasceu de novo.
Proclamai amados, as boas novas de salvação, e não deis créditos a certas doutrinas, porque a evangelização correta e sem mancha, é aquela onde se prega para arrependimento, “fé em Cristo, e conversão de vida e conduta”. É morrer para o mundo e viver para Cristo!


Por Diác. Joseval Oliveira
Imagem: Internet-Google imagens