Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

sábado, 6 de julho de 2013

VOCAÇÃO EFICAZ E CONVERSÃO


2 Ts 2.14

“Vocação eficaz” é o titulo de cap. 10 de Confissão de Westminster. Esse capitulo começa dizendo:
“Todos aqueles a quem Deus predestinou para a vida, e só esses, é ele servido chamar eficazmente pela sua Palavra e pelo seu Espirito, no tempo por ele determinado e aceito, tirando-os daquele estado de pecado e morte em que estão por natureza e conduzindo-os para a graça e salvação em Jesus Cristo. Isso ele faz, iluminando os seus entendimentos, espiritual e salvificamente, a fim de compreenderem as coisas de Deus, tirando-lhes o seu coração de pedra e dando-lhes coração de carne, renovando a sua vontade e determinando-a, pela sua onipotência, para aquilo que é bom e atraindo-os eficazmente a Jesus Cristo, mas de maneira que eles vêm mui livremente, sendo para isso dispostos pela sua graça”.
O que está descrito acima é o processo da conversão cristã, que envolve iluminação, regeneração e transformação da vontade. É uma obra soberana de Deus, que age “eficazmente”, isto é, “eficientemente”, obra que é executada pelo poder do Espirito Santo.
A doutrina corresponde ao emprego que Paulo faz da palavra “vocação” no sentido de “trazer à fé” e da palavra “chamado”, que significa “convertido” (Rm 1.6; 8.28,30; 9.24; 1Co 1.9,24,26; 7.18,21; Gl 1.15; Ef 4.1,4; 2Ts 2.14) Essa vocação ou chamado é diferente do convite geral, como é descrito na Parábola das Bodas, contada e explicada por Jesus (Mt 22.14). O convite geral, externo pode deixar de ser atendido, mas o chamado ou vocação eficaz é um ato especifico de Deus, que resulta em regeneração, e não pode ser recusado (Jo 3.4).
O pecado original significa que todos os seres humanos estão “mortos” por natureza ou insensíveis a Deus.
Através da vocação eficaz, Deus dá vida ao morto. A vocação externa de Deus à fé em Cristo é comunicada, em toda parte, através da leitura, pregação e explicação do evangelho. Na vocação interior eficaz, o Espirito Santo ilumina a mente e renova o coração daqueles que Deus escolheu, de modo que o evangelho é aceito como a verdade de Deus, e, Deus, em Cristo, torna-se o objeto de amor e afeição. Uma vez regenerado e tendo a vontade libertada para escolher a Deus e ao bem, o pecador rejeita o seu padrão de vida anterior, e recebe a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, e começa uma nova vida com Ele.

Fonte: Bíblia Sagrada
Imagem: Internet-Google imagens