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segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O Reino de Deus: Um reino presente ou futuro?




O Reino de Deus (também chamado de "reino dos céus", "reino de Cristo", "reino do Senhor", "o reino", etc..) é a base do ensino da Bíblia como um todo. As Escrituras revelam Deus por meio de várias metáforas, mas a principal imagem empregada pelos autores bíblicos é a de Deus como rei divino (veja, p.ex. 1Sm 8.7). A convicção básica de que Deus é o rei supremo é acompanhada da convicção de que a criação é o seu reino (Sl 47.1-9; 83.18; Dn 4. 25-26; 5.21). Nesse sentido geral, portanto, Deus sempre foi o rei soberano que, do seu trono celeste, governa sobre todas as coisas (Sl 103.19;113.5; Mt 5.34; Ef 1.20; Cl 1.16; Hb 12.2; Ap 7.15).
Ao mesmo tempo, o conceito bíblico do reino de Deus também tem um sentido específico. Jesus descreve esse sentido mais estrito do Reino de Deus da seguinte maneira: " venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu" (Mt 6.10). A santidade e a glória de Deus em sua sala do trono do céu são tão sobrepujantes que todas as criaturas em sua presença o glorificam com serviço voluntário e absolutamente dedicado. Na terra, porém, as criaturas se rebelam e se recusam a reconhecer Deus como rei, e reinos perversos se levantam para fazer frente ao reino divino. Do começo ao fim, as Escrituras apresentam a esperança de que essa disparidade entre a sala do trono no céu e a terra será, um dia, eliminada (1Cr 16.31). Deus julgará os perversos e conduzirá a humanidade redimida a uma nova criação (Is 65; Zc 14). Quando essa transformação ocorrer, somente o reino de Deus permanecerá e a obediência voluntária a ele se estenderá até os confins da terra, do mesmo modo como a vontade de Deus é feita hoje no céu (1Cr 16.31; Sl 97.1-2).
No entanto, como as Escrituras revelam, Deus determinou que esse fim será alcançado mediante um longo processo histórico. Na escolha de Abraão e seus descendentes como povo especial de Deus (Êx. 3. 6-7; 6. 2-8), o reino de Deus se limitava, quase inteiramente, à nação e a terra de Israel. Deus afirmou o seu reino no libertar Israel do Egito e levar o seu povo para a Terra Prometida (Êx 15). Nos reinados de Davi e Salomão, Israel se tornou um império, com os filhos de Davi assentados no trono pertencente a Deus como seus corregentes (2 Cr 6) e o templo como estrado dos pés de Deus (1 Cr 28.2). Essa forma étnica e geograficamente limitada do reino não era um fim em si. Pelo contrário, a Israel do Antigo Testamento foi estabelecida como um estágio a partir do qual o reino de Deus se estenderia, em seu devido tempo, a todos os povos e nações da terra (Gn 17.17-20;18.18; Rm 4.13-17).
A rebelião manifesta de Israel e Judá provocou uma crise no reino de Deus. Porém, o Antigo Testamento anunciou que, depois do exílio, Deus eliminaria os perversos da terra e estabeleceria o seu reino sobre todo o planeta sem oposição (Ml 4). Nessa ocasião, a obediência plena a Deus se espalharia até os confins da terra, alcançando judeus e gentios (1 Cr 16. 23-36; Sl 67; 97; Is 52.7 -15). O Novo Testamento ensina que esse estágio final de abrangência mundial do reino de Deus se iniciou com a encarnação de Cristo. Ele e João Batista proclamaram as boas-novas de que o reino estava próximo (Mt 3.2; 4.17; Mc 1.15). No entanto, ao contrário das expectativas dos judeus, Jesus e seus apóstolos explicaram que o reino mundial de Deus na terra não viria repentinamente em toda a sua plenitude. Antes, em seu ministério aqui na terra, Cristo deu início ao estágio final do reino (Mt 2.2; 4.23; 9.35; 27.11; Mc 15.2; Lc 16.16; 23.3; Jo 18.37) que está em andamento hoje na igreja (Mt 24. 14; Rm 14. 16-17; 1Co 4.19-20; Cl 4.11) e se encerrará definitivamente quando Cristo voltar em glória (1 Co 15.50-58; Ap 11.15). Quando esse dia chegar, a vontade de Deus será feita por toda terra como ela é feita hoje no céu.

Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra
Imagem: Internet- Google imagens