Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A NATUREZA DO FRUTO DO ESPIRITO



“Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16:8).

O que representa e em que consiste o Fruto do Espirito na vida do crente?
O Fruto do Espirito consiste nas nove virtudes ou qualidades da personalidade de Deus implantadas pelo Espirito da Verdade no interior do crente com a finalidade de conduzi-lo à perfeição (estatura de varão perfeito), ou seja, à imagem de Cristo.
Em suma, o Fruto do Espirito representa os atributos de Deus; os traços do seu caráter. O crente só consegue absorvê-lo (este caráter) com a ajuda do Espirito Santo.
O fruto tem sua manifestação na vida interior, vem de dentro para fora. É o desenvolvimento da semente que caiu em boa terra e produz para a glória de Deus (Jo 15:16).
1) O Fruto do Espirito representa “expressões do caráter cristão”. O caráter do cristão verdadeiro expressa-se no Fruto do Espirito que é resumido no amor.
Do amor surgem todos os demais atributos de Deus que são desenvolvidos no crente pelo Espirito Santo que nele habita.
É por isso que o amor aparece encabeçando a lista das virtudes cristãs geradas pelo Espirito de Deus, por ser a fonte originária de todas as demais virtudes.
2) O Fruto do Espirito representa a maturidade cristã: O Espirito Santo produz o fruto do caráter cristão em nossa vida somente e à medida que nos santificamos Nele (Sl 25:14).
3) O que evidencia a manifestação do Espirito Santo na vida do cristão é o Fruto do Espirito e não as línguas.
Na medida em que crescemos em comunhão com Deus, passamos a crescer também em maturidade Nele. Em Cristo, passamos a ter plena liberdade (Jo 8:32), e paz com Deus, por meio de Seu Espirito que nos foi outorgado (Rm 5:5).
A plenitude do Espirito depende de uma intima relação com Deus. Quando andamos na dependência do Espirito de Deus, passamos a ser guiados e conduzidos por Ele (o Espirito Santo).
Quando isto acontece, o fruto do Espirito aparece ou se manisfesta como consequência deste “andar no Espirito”. O Espirito Santo produz em nós os traços do caráter de Jesus Cristo.
A maturidade espiritual envolve melhor entendimento da vontade de Deus para as nossas vidas.
O Fruto do Espirito é resultado na vida dos que participam da natureza divina, ou seja, dos que estão ligados a Cristo, a “videira verdadeira” (Jo 15:1-5).
Maturidade em Cristo envolve união com Ele; a limpeza ou a poda pelo Pai e a frutificação.
Estas são as condições da frutificação e consequente vida cristã vitoriosa em Cristo Jesus.

Extraído e Adaptado pelo Rev. Pastor José Roberto
figura: Joseval Oliveira