Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

sábado, 3 de janeiro de 2015

Qual lugar Jonas foi deixado pelo peixe que o engoliu?



Amados, mostraremos nesta postagem a história do profeta Jonas, que enviado por Deus foi até ao Iraque, especificamente à cidade de Nínive, próximo a Mosul, pregar arrependimento ao povo, porque Deus lhe disse que iria destruir aquela cidade, uma vez que o modo de procedimento daquele povo estava causando-lhe grande ira. Conforme relato Bíblico, após Deus ter ordenado a Jonas que fosse lá pregar para o povo, e vendo Jonas que o povo era impiedoso, descrente, não temiam a Deus e eram violentos, resolve por conta e risco desviar a rota e seguir para Tarsis, na Espanha.-  (Em Gn 10.4 e 1 Cr 1.7, Társis é um dos filhos de Javã. O professor Sayce crê significar isto que Társis foi um território colonizado por estrangeiros da Grécia Jônica. Um empório comercial, sendo provavelmente o mesmo que Tartessos, na Espanha - é quase certo tratar-se da antiga cidade de Sevilha, de uma das principais colônias (e a mais remota) dos fenícios (1 Rs 10.22 - 2 Cr 9.21 - is 2.16 - Jr. 10.9 - Ez 21.12 - Jn 1.3). De Társis eram exportados vários metais, como prata, ferro, estanho e chumbo. ‘Navios de Társis’ eram, certamente, embarcações em viagem para outros portos. Bisneto de Benjamin (1 Cr 7.10). Um dos sete príncipes da Pérsia, que viram com grande satisfação a face do rei (Et 1.14).-fonte: http://www.bibliaonline.net/dicionario) 
No meio da viagem, o mar começa a ficar revolto, tripulação em perigo e resolveram analisar porque aquilo estava acontecendo do nada.
Lembraram-se que embarcara um homem que estava no porão dormindo. Interrogando-o, ficaram inteirados do ocorrido, e decidiram atirá-lo ao mar senão iam naufragar. Atirado Jonas ao mar, Deus envia um peixe grande, que o engoliu e fica dentro dele 3 dias e 3 noites, até ser 'vomitado em terra firme'.
Ora, de onde Jonas embarcara na cidade de Jope, atualmente Tel Aviv, as margens do mar Mediterrâneo para Nínive, fica 1.308 km de distância.
Não sabemos que tipo de peixe foi esse que trouxe o profeta de volta, se uma baleia, se um tubarão baleia, ou outro peixe; mas sabemos que o peixe o devolveu novamente em terra.
Se o peixe o trouxe de volta ao local de origem, ele andou 1.308 km até Nínive para cumprir a ordem do Senhor. 
Se o peixe o levou até as imediações de Nínive, teria que ter ido nadando contra a corrente até as proximidades de Bagdad, que fica mais próximo.
Porque não existe nenhum oceano perto de Nínive. A única ligação com o mar é pelo Golfo Pérsico, onde desembocam os rios Tigre e Eufrates, que banham a região do Iraque.
Mas isso não seria o caso, assim como Deus faz coisas impossíveis virem a tona, não faria essa possibilidade acontecer?
A Bíblia não menciona que o peixe o levou exatamente a Nínive, mas provavelmente o deixou no mesmo lugar de onde ele estava antes. Uma vez que, novamente Deus falou para ele ir a Nínive pregar ao povo e agora obedecendo foi e pregou mensagem de arrependimento, e ouvindo a população da cidade, creram no Senhor e o mesmo não destruiu a cidade, como anteriormente tinha anunciado.
Jonas fica brabo com isso e, no último capítulo do seu livro, Deus explica a Jonas, que não podia destruir uma cidade que se convertera de seus pecados.

Concluímos que: não adianta irmos de encontro ao que o Senhor nos determina.
Se tentarmos fugir, seremos detidos, se tentarmos nos esconder, o Senhor nos encontra e nos faz ir, de qualquer forma estamos descobertos aos olhos de Deus. Quando o Senhor nos ordenar que façamos algo para ele, devemos ouvir atentamente, e nos prontificar, calçar as sandálias e seguir em frente, porque o objetivo será alcançado não para nós, mas para Deus, porque Ele usa quem quer, como quer e quando quer. Se compadece de quem quer, como quer e quando quer.
Louvado seja o nome do Senhor!

Por Presb. Joseval Oliveira
Imagens: Extraídas da Internet