Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

terça-feira, 7 de abril de 2015

Jefté - Um Herói da Fé


Jefté foi um jovem que soube aproveitar a oportunidade que Deus lhe concedeu. Seu nome significa, Deus Abre. Foi o nono juiz de Israel, chefiou um grupo de homens foragidos e levianos, mas após ser cheio do Espírito Santo, derrotou completamente os Amonitas e feriu os efraimitas e julgou Israel por vários anos.
Foi ele um dos grandes exemplos de fé em Deus.
Jefté teve a infelicidade de nascer de um relacionamento pecaminoso. Um ato de adultério. Por esse motivo os seus irmãos não o aceitavam em casa. Não queriam dividir a herança de seu pai. A vida em família tomou-se tão insuportável que Jefté teve que sair de casa.
Podemos até traçar uma analogia entre Jefté e o homem que vive sem Deus. Assim como Jefté afastou-se da sua família o pecador afasta-se cada vez mais da família de Deus perdendo assim sua vontade de "buscar a Deus".
O pecado afasta o homem de Deus e o toma um homem sem comunhão com o seu Criador. Mas o bondoso Deus olhou para esse jovem e viu nele potencial, Deus viu um vaso que poderia ser de grande utilidade.
Deus viu em Davi o que ninguém poderia 'Ver. Em Samuel Deus enxergou o que nem mesmo o sacerdote Ely pode enxergar e assim foi na vida de muitas pessoas usadas por Deus. A despeito do que dizia a respeito de Jefté, Deus viu Jefté como alguém de valor. Deus olha para você e não se importa com o seu passado, Ele não se importa com o que as pessoas estão pensando a seu respeito.
O passado não impede o trabalho de Deus na vida de uma pessoa. Deus está olhando para você como olhou para Jefté, Gideão, Elias e muitos outros servos de Deus. Ele vê o seu interior, o seu coração e os seus anseios. Ele vê você como um vaso de benção para abençoar vidas.
O local dos acontecimentos na vida de Jefté foi Gileade. Era uma região pedregosa, mas rica em pastagens e florestas. Ali acampou Jacó. Gileade foi a terra de Jefté, de Elias, Jair. Foi também refúgio dos Israelitas, dos filhos de Saul e mais tarde de Davi quando fugia de Absalão.
A expressão o bálsamo de Gileade que tanto ouvimos falar e até pregamos em nosso meio tem a sua origem em uma árvore que produzia uma seiva branca e viscosa e de grande valor para cura de inflamações. Daí surgiu a expressão o bálsamo de Gileade. O bálsamo de Gileade hoje é o poder curador do Espírito Santo, que cura as nossas feridas mais profundas.
Nós observamos que Jefté ao contrário de José guardou rancor pelo tratamento recebido de seus irmãos.
Podemos até dizer que existe certa semelhança entre Jesus e Jefté, Olhavam para ele e não viam nada que os agradassem, foi desprezado pelos seus irmãos e compatriotas.
O que mudou então a situação de Jefté que o colocou por cabeça de todo Israel?
1- Jefté viu a oportunidade lhe aparecer e a pegou.
2- Ele Votou - Jefté clamou pelo Senhor. É bem verdade que o Seu voto foi um voto precipitado e lhe trouxe muita contrição, mas Deus honrou a sua oração e o seu voto.
Após ser cheio do Espírito Santo, Jefté fez proezas que jamais um homem normal faria. Até mesmo o seu rancor e ressentimento desapareceram após ser usado pelo Senhor e Seu Espírito. Jefté teve fé em Deus e foi um homem que creu na providência divina.

(Artigo Extraído e Adaptado- Rev José Roberto)
Imagem: Extraída da Internet – Google imagens