Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Por que as pessoas nascem doentes?


Uma pergunta que não consegue calar a maioria das pessoas é:
Por que pessoas nascem doentes e Deus não faz nada?
Em primeiro lugar seria muita falta de raciocínio querer desvendar o que Deus não permitiu que fosse revelado a nós.
Em segundo lugar, Deus não criou nada imperfeito. Toda sua criação foi 100% perfeita. Deus não criou as coisas para ir adaptando-as e ou testado-as até chegar a perfeição. Deus não fez nada pela metade ou incompleto.
Deus não compartilha com a imperfeição.
Deus não aplica a sua vontade para criar a imperfeição.
Essa mesma pergunta foi feita a Jesus pelos discípulos referentes a um homem cego de nascença.

""E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus". João 9:1-3

Jesus poderia estar se referindo apenas aquele homem no sentido que Ele Jesus iria curá-lo e manifestar a obra do Pai na vida dele e ser Glorificado o Pai nas maiores alturas.
Como também Jesus deixou claro que as pessoas que nascem com deficiências, são para que a vontade soberana do Senhor possa agir na vida delas da forma que só ele quer,
De uma coisa temos certeza, Deus não faz nada para prejudicar ninguém.
O homem é quem procura causar dano a si mesmo, uma vez cometendo pecados e afastando-se de Deus.
Com base nas Escrituras Sagradas o que sabemos é que ao criar Deus todas as coisas perfeitas e o homem perfeito conforme a semelhança dele; nada causava dano algum, imperfeição ou contratempo de espécie alguma ao ser humano e ao mundo.
Tudo era perfeito, porque foram criadas todas as coisas perfeitas.
Mas, devido à desobediência humana, todas as coisas perderam a perfeição, o estado de pureza, o livre arbítrio humano também foi perdido. Toda a terra e tudo o que nela existe foi amaldiçoado por Deus de geração a geração, até o dia em que tudo se fizer novo novamente e a morte seja vencida. Ver [Gênesis cap 3]
Quando da queda humana todo tipo de imperfeição e problemas lhe foram imputados a medida que o tempo ia passando e as situações iam acontecendo.
Começaram a surgir doenças, moléstias, sofrimentos, fome, discórdias, medo, insegurança, o homem passou a querer andar sozinho se achando o maioral em todas as situações, Seus desejos, atos e ações inclinados ao pecado prevaleceram, uma vez que perderam a perfeição e a pureza.
É tanto provado que Jesus mesmo afirmou para seus discípulos e apóstolos, que no mundo eles iriam ter muitas aflições, mas não desanimassem. [ João 16]
Outro agravante para que pessoas possam nascer doentes, são;  o grau de parentesco muito próximo, a incompatibilidade consanguínea, problemas de má formação fetal, cromossomos defeituosos, anomalias de causas muitas vezes desconhecidas nos pais que afetam a criança, doenças que se contraem nas relações sexuais, no contágio com pessoas no dia a dia, atingindo diretamente o feto...etc...Uma vez esses serem nascidos doentes, serão recuperados ou não; mas em sobrevivendo, muitos adquirem meios de sobrevivência que lhes permite viverem mesmo com suas limitações. Muitos são curados mediante a fé em Deus, e muitos vegetam até que se cumpram sua trajetória na terra.
É Deus culpado por causa disso? Claro que não! Foi Deus quem pecou para que a terra sofresse a maldição e os fardos em geral se tornassem pesados? Não!
Quem procurou tudo isso? o homem! então biblicamente a base para tais cousas está na desobediência humana que gerou a sua queda do estado de perfeição física.
Para Deus não importa a forma física; o que lhe interessa é a alma, o espírito! esse não tem forma. Todo espírito humano é um espírito humano!
Muitas seitas e filosofias enveredam por seus próprios caminhos de suposições, afirmando que as pessoas que nascem doentes, são para se purgarem. Para que paguem por coisas que no passado cometeram ou alguém cometeu. Uns pagam pelos erros dos outros. Isso é antibíblico e não há base para tal. Não está escrito em nenhum lugar das Escrituras, portanto não têm veracidade nem credibilidade, apenas suposições.
No AT testamento a Palavra diz que os filhos não levam a iniquidade dos pais.

A Bíblia se explica a si mesma. Em Ezequiel, a responsabilidade é individual; os filhos não pagam pelos pecados dos pais (Ez 18). É este o ensino do Novo testamento, pelas palavras de Jesus: QUEM NELE CRÊ NÃO SERÁ CONDENADO (Jo 3.18). Logo, ainda que meus pais tenham praticado iniquidades, se eu crer [arrependimento, fé, perseverança]serei salvo. "Ezequiel fala que a culpa que os pais têm, por terem pecado, não se transfere para os filhos. Moisés faz referência às consequências dos pecados dos pais nos filhos; se um pai é alcoólatra, os filhos poderão sofrer abusos e até mesmo passarem por padecimentos. Uma criança poderá vir a sofrer se sua mãe contraiu AIDS. Mas estes filhos não são culpados dos pecados de seus pais" (Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia). Em Êxodo 34.7 está escrito que Deus “castiga a iniquidade dos pais sobre os filhos”, mas diz também que “ao culpado não tem por inocente”. Portanto, ao inocente não tem por culpado. Em suma a opinião dos comentaristas é esse: os filhos sofrem por causa dos pecados dos pais, no sentido de que geralmente seguem seus passos, adotando seus maus hábitos. Em Números 14.33 vê-se que Deus aplicou um duro castigo a Israel, ao povo como um todo, de modo a que nenhuma semente má entrasse na Terra Prometida. Na sua onisciência, Deus sabia que os filhos dos desobedientes levariam rebelião à nova terra e contaminariam os demais. é esta a explicação que posso dar, dentro de minhas limitações.
Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa
Fonte Estudos Gospel

Cada pecado é individual e não se transfere para os descendentes pela vontade de Deus.
O que pode acontecer é que dentro dos descendentes, alguém possa herdar os costumes, atos e ações de seus pais.
Se os pais foram errados, alguém pode ser errado, se a família é equilibrada e com bons procedimentos, assim serão os descendentes..
Se as pessoas nascem doentes porque desejam para terem seus pecados amenizados e buscarem a perfeição; o que dizer dos animais? por que animais nascem doentes? eles também pecaram? herdaram os pecados de seus pais?
E o que dizer das plantas, frutas, flores? porque nascem atrofiadas? elas cometeram pecados? seus pais pecaram?
E Jesus Cristo, foi pecador? ele precisou passar por processos de purificação até atingir a perfeição?
Pois é nele que muitos se espelham com suas doutrinas falsas.
Por que não admitir e confessar que Cristo é o próprio Deus que encarnou numa mulher e se fez carne uma única vez e deixou a terra em um corpo transformado, glorificado, sem mancha nem mácula alguma?
A Bíblia diz que toda pessoa que não confessar que Jesus Cristo veio ao mundo em carne; esse é do demônio; não se deve tê-lo por bem vindo, se ele não se converter.[1 João 4]
Portanto, tudo que foge do conteúdo da Bíblia Sagrada deve ser rejeitado e não compartilhado, porque é doutrina humana.
Deus não falou!  e se Deus não falou, não tem valor algum.
Só tem valor para quem quer dar valor.
Mas para os que conhecem a palavra de Deus, só o que está escrito é a VERDADE  e espada afiada de dois gumes cortando dos dois lados a alma humana até penetrar separando juntas e medulas, alma e espírito como está escrito em Hebreus 4.
Louvado seja o Senhor nas maiores Alturas!

Por Presb. Joseval Oliveira
Imagem: Internet