Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

sábado, 24 de outubro de 2015

As Dez Pragas do Egito.




"Saberão os egípcios que eu sou o Senhor, quando estender eu a mão sobre o Egito e tirar do meio deles os filhos de Israel" (Ex.7:5).

4ª.- Praga - A Invasão de Moscas (Êxodo 8.20-32)

Os egípcios tinham no deus chamado Belzebu, a crença que ele era poderoso para afugentar moscas. Enxames de moscas cobriram a terra do Egito. Infamaram Faraó e seu povo. Sacerdotes e magos clamaram a Belzebu e nada aconteceu. Mais um deus desmoralizado.

5ª- Praga - Peste nos Animais (Êxodo 9.1-7)

Foi um duro golpe contra Amom, o deus adorado em todo Egito. Tinha a forma de um carneiro, animal sagrado. No baixo Egito, Amom era adorado em forma de um touro, ou bode, deus protetor dos rebanhos do Egito. Como se pode notar, tal divindade foi incapaz
de proteger o rebanho egípcio.

6ª- Praga - Úlceras (Êxodo 9.8-12)

Um duro golpe contra o deus Tifon, Na crença deles essa divindade protegia os egípcios contra qualquer ferida que fosse causada por qualquer coisa. Os sacerdotes invocavam a Tifon e as cinzas do altar dele eram jogadas em todos os doentes.
Agora, os próprios sacerdotes foram os primeiros a serem infectados.

7ª- Praga - Saraiva (Êxodo 9.13-35)

Um golpe contra a deusa Serafis, protetora da lavoura do Egito. A tempestade de trovões, raios e . saraiva devastou a vegetação, destruiu as colheitas de cevada e de linho e matou os animais do Egito. Este tipo de tempestade era quase desconhecido do Egito.

O termo trovão em hebraico significa literalmente "Vozes de Deus" e aqui insinua que Deus falava em juízo contra aquela nação pagã e contra seu panteão de deuses. Os egípcios que escutaram a advertência de Deus conseguiram salvar o seu gado.

8ª- Praga - Invasão de Gafanhotos (Êxodo 10.1-20)

Os egípcios tinham além de Serafis, tinham também a Ísis que protegiam toda a vegetação de suas terras. A praga de gafanhotos trazida por um vento oriental consumiu a vegetação que havia sobrado da tempestade de saraiva. Ísis e Serafis foram impotentes para proteger o Egito dos gafanhotos.

9ª- Praga - Trevas (Êxodo 10.21-29)

As trevas encobriram o Egito inteiro, excetuando a terra de Gósen, onde Israel habitava. As trevas foram totais e absolutas. Um homem não conseguia ver o outro mesmo que estivesse a um palmo apenas na sua frente. Fora um grande golpe a todos os deuses do Egito, especialmente contra o deus Rá, o deus solar. Os luminares celestes, objetos de culto, eram incapazes de penetrar à densa escuridão. Foi um golpe direto contra o próprio Faraó, suposto filho de Rá, Faraó era chamado de ''O Filho do Sol".

10ª- Praga - A Morte dos Primogênitos (Êxodo 11.1-12.26)

O Egito estava completamente arruinado (Êxodo 10.7). Agora, passado cerca de um ano desde a primeira praga, vem o cumprimento da Lei da Semeadura. Os egípcios tinham matado as crianças dos judeus, agora eles mesmos colhiam o fruto da sua semeadura. A morte sobreveio à meia-noite. Um grande clamor de desespero ouviu-se por todo o Egito; e Moisés e seu povo não somente tiveram permissão para sair, mas foram exortados a saírem do Egito, de modo insistente. Acresça-se a isso que a Israel foi dado suprimentos
abundantes para que pudessem partir.

(Pesquisa feita pelo Rev. José Roberto)
Imagem:  Extraída da Internet- Google imagens