Divulgador de Cristo

Imagens em Movimento

3homens 3homens Natural

Divulgador de Cristo

Arrebatamento

Jesus Cristo

Fim dos tempos

Você sabia

versículos biblicos

Evangelização/Reflexão

Conhecendo as Escrituras

Anjos

Saiba quem é Jesus o Cristo

Salmos 23

O Lamento do Messias

Redes Sociais

Translate into your language

sexta-feira, 17 de março de 2017

Significado dos Salmos 69


Significado de Salmos 69.
O Salmo 69, um Salmo de lamentação, é mais exatamente um manifesto de inocência. Este salmo, altamente messiânico, apresenta notável descrição do sofrimento de Jesus Cristo. Enquanto o Salmo 22 descreve Seu sofrimento físico, o Salmo 69 se concentra mais em Seu sofrimento emocional e espiritual. Ambos, admiravelmente, foram escritos por Davi cerca de mil anos antes dos acontecimentos que relatam. Referem-se, de imediato, a sofrimentos de Davi, mas atingem seu pleno significado se os considerarmos voltados para Jesus. Os apóstolos do
Novo Testamento, por isso, consideravam Davi um verdadeiro profeta de Deus (At 2.30). A estrutura deste poema é a seguinte: (1) clamor por livramento, expressando esgotamento do salmista (v. 1-3); (2) descrição dos seus inimigos (v. 4); (3) lamento que expressa sensação de alienação do poeta (v. 5-12); (4) clamor a Deus para que seja salvo do lamaçal (v. 13-18); (5) lamento que exprime vergonha (v. 19-21); (6) pedido para que Deus derrame Seu juízo sobre os ímpios (v. 22-28); (7) determinação de louvar ao Senhor (v. 29-36).

69.1-3 — Atolei-me em profundo lamaçal. As palavras que iniciam este angustiado salmo usam forte imagem de uma pessoa prestes a se afogar — não somente em águas profundas, mas também em lodo (Sl 40.2). Estas palavras, extremamente descritivas, transmitem uma grande agonia mental. Estou cansado. Assim como um homem quase afogado sente-se esgotado, chega a perder a voz, Davi sente-se exausto de tanto orar e clamar ao Senhor (Sl 6.6).

69.4 — Me aborrecem sem causa. Estas palavras referem-se à vivência de Davi em um período difícil de sua vida. Seus inimigos parecem não ter mais fim; mas o que ele acha mais estarrecedor é não haver provocado seus assaltos. Todo ataque inimigo já é um revés; mas, quando não provocado, chega a ser intolerável. Aqui se profetizam sofrimentos de Jesus (Sl 35.19; 109.3-5; Jo 15.23-25).

69.5-12 — O zelo da tua casa. Tal como Fineias em Números 25, Davi se considera um zelador da casa do Senhor. Quando Jesus purificou o templo, sabia estar cumprindo estas palavras (Jo 2.17). Chorei. Até mesmo a devoção de Davi tornou-se motivo de repreensão por parte dos seus inimigos. Aqueles que se assentam à porta. Anciãos havia, nas cidades, que mostravam desprezo por Davi, da mesma forma que havia anciãos em Jerusalém que desdenhavam Jesus.

69.13-19 — As palavras tira-me do lamaçal fazem o salmo retomar seu tema. Compare com as palavras dos versículos 1-3. Ouve-me. Este novo apelo a Deus baseia-se no caráter do Senhor; Sua benignidade (ou amor fiel) e Sua gentil misericórdia impeliam Davi a continuar buscando nele o livramento.

69.20,21 — Na minha sede. Em certo ponto do sofrimento de Jesus na cruz, Ele pediu água, e ofereceram-lhe vinagre, para mitigar a sede (Mt 27.34; Mc 15.23; Lc 23.36; Jo 19.28-30).

69.22-28 — Derrama sobre eles a tua indignação pode se referir ao juízo do Senhor sobre Seus inimigos, neste lamento sobre Jerusalém. As palavras do versículo 25 foram cumpridas por Judas Iscariotes. Consulte Atos 1.20, em que as palavras deste versículo se juntam às do Salmo 109.8.

69.29-36 — A expressão estou aflito refere-se a quebrantamento espiritual e sensação de invalidez, causados pelos ataques dos perversos. Nos Salmos, a palavra aflito se torna um retrato do Salvador, ilustrando a magnanimidade de Sua humildade, descrita por Paulo em Filipenses 2.5-7). Louvarei o nome de Deus com cântico. Davi louva a Deus com alegria exuberante porque o Senhor o salvou das profundezas do desespero. Todos os humildes, especialmente aqueles vítimas de indignidade imposta pelos perversos, unem-se, aqui, ao salmista, em grande louvor e alegria perante Deus, seu Salvador.

Fonte: https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2015/08/significado-de-salmos-69.html
Imagem: Extraída da Internet