sábado, 20 de janeiro de 2018

Para onde vai a alma após a morte?

Segundo a escatologia que é o estudo das últimas coisas, ou seja, daquilo que está preparado por Deus como estagio final da nossa vida e da nossa história.
A Escatologia visa entender de que maneira Deus está agindo no mundo, para onde o mundo está caminhando e quais as etapas que ainda haverão de acontecer dentro do plano da redenção.
Escatologia individual trata de questionamentos feitos por diversos indivíduos, tais como: quem sou, o que estou fazendo aqui, para onde vou, o que me aguarda no futuro?
Uma das coisas mais certas como dois mais dois são quatro, é que eu “vou morrer”, essa é uma certeza, Deus concedeu ao homem, porque ele disse na criação, que se houvesse desobediência “certamente” o homem morreria! E a consequência é essa certeza que o leva por toda existência terrestre.
Outros questionamentos são:
quando eu morrer vou para onde? Como será lá? Vou estar consciente? Vou reconhecer outras pessoas? Depois da morte acabou? E como resposta padrão segundo os estudos da teologia histórica reformada, a mais sensata e que segue os princípios do padrão das Escrituras é que o homem quando morre, entra num estado de bençãos ou de condenação, onde fica provisoriamente, “é o que se chama de estado intermediário”, aguardando a vinda de Jesus CristoQuando Cristo voltar, os que estão no estado de benção, de salvação de felicidade, os que morreram em Cristo, serão ressurretos, seus corpos ressuscitarão, haverá outra vez a junção do corpo e da alma (porque a separação ocorreu na morte), e ressurretos, ou seja, com um novo corpo; as pessoas que foram salvas, viverão eternamente com Cristo num novo céu e numa nova terra ou Paraíso, onde habita justiça para sempre.
Quanto as outras pessoas, que depois da morte, já entram num estado de sofrimento e condenação, elas permanecerão assim, nesse estado de sofrimento, até a vinda de Cristo. Quando também haverá ressurreição dos corpos. Só que para serem lançados no lago de fogo e enxofre, onde elas sofrerão a segunda morte eternamente, em corpo também, que é o inferno. Jesus muito se referiu e advertiu sobre esse lugar; para que as pessoas se voltassem para ele crendo, para não irem para lá, porque é lugar de ranger de dentes sem nunca haver um frescor para um mínimo de alivio.
A conclusão disto tudo é: eu vou morrer, entrarei num estado intermediário ou de benção e ou de condenação, aguardarei a vinda de Cristo, para entrar com Ele no Paraíso ou ser lançado no fogo do inferno. A diferença está em entrar no Paraíso ou entrar no inferno.
É bem verdade que a Bíblia, Palavra de Deus prega isso desde o início ao fim, mostrando que para que isso aconteça é necessário que o ser humano creia em Cristo, se arrependa dos seus pecados, viva uma vida diferente, não repetindo mais o que fazia de errado, e se santificando cada dia mais até o dia que sair da terra. Porque após deixá-la, não haverá mais redenção, nem suplicas, nem orações, nem purgatório, nem arrependimento para que venha a reverter a situação em que o indivíduo morreu.
Para isso é que foi dito: arrependei-vos dos vossos pecados, voltai-vos para o Senhor teu Deus!
Credes em Cristo, porque só ele é o Caminho da Vida Eterna!
É com a certeza da promessa que o cristão que está em Cristo pela fé; que crê que o sacrifício feito por Jesus morrendo na cruz foi para salvá-lo; que Ele é seu único Senhor e Salvador e está inserido nas situações mencionadas, pode afirmar sem medo de errar, que está salvo em Cristo Jesus. Não é arrogância, nem presunção, nem nada, é a certeza que o próprio Jesus deixou claro:

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? João 11.25,26

….a fim de que todos honrem o Filho exatamente como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade vos asseguro: quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Mais uma vez, verdadeiramente vos afirmo: vem a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. João 5.23-25

Sendo assim, estes irão para o sofrimento eterno, porém os justos, para a vida eterna”. Mateus 25:46

Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no Nome do Filho unigênito de Deus. João 3:18

Aquele que ceifa recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, e assim se alegram juntos o semeador e o ceifeiro. João 4:36

Em verdade, em verdade vos asseguro: aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47

Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não morra. João 6:50

Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que deverei dar pela vida do mundo é a minha carne.” João 6:51

Este é o pão que desceu do céu. De modo algum comparável ao maná comido por vossos pais, que agora estão mortos. Aquele que comer deste Pão viverá para sempre.” João 6:58

Então Jesus exclamou: “Quem acredita em mim, não crê somente em mim, mas naquele que me enviou. João 12:44

Estes, entretanto, foram escritos para que possais acreditar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu Nome. João 20:31

Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 1 João 3:14

Estas orientações vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o Nome do Filho de Deus. 1 João 5:13

E as outras pessoas não os devem censurar, porque está escrito e eles não afirmam porque querem se sobrepor ou se achar mais santos que os outros, é que é uma realidade absoluta, real; os que vivem em Cristo não morrem, mas passam da morte para a vida eterna!
É lamentável não poder fazer com que tantas pessoas, amigos, parentes, familiares, pai, mãe, irmãos, cônjuge, filhos, ficarem de fora; perderam a oportunidade de habitarem com Cristo eternamente.
Mas haverá uma chance: voltai-vos todos para Cristo entregando suas vidas enquanto há oportunidades!…

Por Pb Joseval Oliveira

Imagem: Extraída da Internet